Estudantes do CEI utilizam das redes sociais para aprendizagem

O Centro de Educação Integral (CEI) Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, na Regional Ressaca, tem trabalhado a criatividade com os estudantes durante o período da pandemia de covid-19 que assolou o mundo moderno. Durante esse tempo, com a ausência das aulas, estão sendo desenvolvidas atividades que integram aspectos cognitivos e socioemocionais com o uso da tecnologia. O foco é manter o vínculo de alunos, pais e professores com a escola.

Dessa forma, os oficineiros e professores tiveram uma ideia em criar um grupo no whatsapp e adicionaram os contatos dos estudantes que aderiram o método de aprendizagem à distância. O que trouxe no início dúvidas aos pais, atualmente tem sido reforçado por eles que os conteúdos discutidos via rede social não fiquem em baixa. “Eu estou feliz, apesar das dificuldades que estamos passando, esse trabalho mostra que é possível estarmos próximos da escola, sem dúvida é uma experiência rica e muito boa”, enfatiza a estudante do 8º ano, Raíssa Medeiros.

Os professores usaram o whatsapp e também uma página no facebook para mostrar os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas fora da sala de aula. Temas como trabalhar a higienização completa no corpo humano, quizzes sobre textos e poesias de autores nacionais, teatro, dança e pular corda, estão em pauta. A professora de Educação Física Aline Borges alerta o quão importante é a interação com os estudantes e famílias por meio das práticas esportivas. “Ao aplicarmos um método de ensino que visa cuidar também do corpo, percebemos uma troca de experiências entre pais e alunos para conosco”, afirma.

Na avaliação da pedagoga do CEI, Jacqueline Balmant Motta, a convivência social é inerente ao ser humano e fundamental no desenvolvimento das competências socioemocionais daquele estudante. “Devemos acolher toda a comunidade e levar até eles prazer no conhecer, ética, expressividade e trabalharmos também o empreendedorismo que está em foco no país”, destaca.

Todas as atividades podem ser conferidas na página do Facebook (https://www.facebook.com/integral.ressaca.3). Quem quiser fazer parte do grupo de estudos no whatsapp, basta pedir solicitação na página em destaque ou no telefone (31) 98821-3377. Atualmente, o grupo já possui adesão de mais de 80 estudantes. “A proposta não é reproduzir as aulas presenciais, mas criar oportunidade de continuarmos mantendo contato com nossos estudantes oferecendo experiências de aprendizagem para continuarem desenvolvendo suas habilidades promovendo o desenvolvimento integral. O objetivo é que sejam atividades que promovam interação e engajamento dos estudantes”, finalizou a superintendente de Educação Integral, Sheila Mota Brandão.

Repórter: Leonardo Melo

Foto: Genilton Pereira