Estudantes destacam-se ao falar de cidadania em redações da CGU

Alunos da Funec, unidades Centec e Nova Contagem, foram selecionados para próxima etapa do concurso.

Estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidades Centec e Nova Contagem, foram selecionados para representar o município, na próxima fase do IX Concurso de Desenho e Redação promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU).

Ao todo, sete estudantes avançaram para a próxima fase na categoria “Redação”. O tema para os textos ganhou o nome de “Todo dia é dia de cidadania”. O concurso foi voltado para alunos matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, onde estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental concorreram na categoria “Desenho” e alunos do 6° ao 9° ano do fundamental e do 1° ao 3° do ensino médio e os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se inscreveram na categoria “Redação”.

“O objetivo principal é incentivar a produção de textos para a redação do Enem que já está chegando. E também para a inclusão dos meninos no meio político de uma forma educativa”, explica o professor de sociologia do Centec, Frederico Alves Lopes.

Satisfeita com o projeto, a estudante da Funec-Centec, Cinthia Hadassa Aguiar, destaca que sua redação foi voltada à história da democracia e a comparação do antigo cidadão com o atual. “Estou satisfeita com o meu progresso dentro da competição. Espero que minha redação alcance o máximo de pessoas possíveis”, finalizou Cinthia.

Os autores dos três melhores trabalhos em cada categoria irão receber um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. Os professores coordenadores também serão premiados. As três instituições com a melhor ideia para abordar o tema vencem a categoria “Escola Cidadã”.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)
Foto: Divulgação