Estudantes de Educarte aprendem técnicas de socorro em área de incêndio

A iniciativa tem por objetivo a preparação de crianças e adolescentes em situação de emergência

Agentes da Defesa Civil (199) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da cidade de Contagem, promoveram uma simulação de atendimento a vítimas e evacuação de área de incêndio com estudantes do espaço cultural Educarte Lucas Braga da Cruz Ribeiro, localizado na região Sede. O projeto intitulado “Brigada Escolar de Defesa Civil” tem o objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção e prepará-las para situações emergenciais.

Para a gerente de gestão de risco da Defesa Civil, Viviane Valentim de Alencar, a proposta surtiu o efeito esperado. “Os alunos aprenderam as noções básicas por meio de palestras, dinâmicas em grupos e o simulado de incêndio. Conseguimos passar a informação de como agir nas horas de perigo iminente de maneira lúdica e interativa. Foi muito gratificante ver a participar dos alunos”, relatou.

Segundo a coordenadora do Educarte, Luciana de Araújo, iniciativas com esta são sempre bem-vindas. “Esse treinamento com as crianças foi bom para instruí-las sobre como agir até a chegada de um socorro. É tudo muito novo para eles e percebi o interesse das mesmas em aprender. Precisamos fazer isto mais vezes”, informou.

O projeto elaborado pela subsecretaria de Prevenção e Defesa Civil em breve será estendido para escolas da rede municipal de ensino.

Reportagem: Anderson Pena
Foto: Paulo Pereira
Publicação: 24/08/2018