Estudantes de Contagem são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Doze estudantes receberam medalhas de prata e bronze

Doze estudantes, de sete escolas municipais de Contagem, foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática. Ao todo foram conquistadas duas medalhas de prata e dez de bronze. As provas, realizadas em duas etapas, reuniu mais de 18 milhões de estudantes em todo o país.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. A prova é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). “Todo o ano incentivamos a participação de nossos estudantes. É uma forma de ampliarmos o ensino da Matemática e termos a oportunidade de encontrar talentos. Além disso as notas nos ajudam a mensurar a qualidade do ensino no município”, destacou o assessor pedagógico de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Daniel Oliveira.

Além dos 12 medalhistas, 68 estudantes das escolas municipais de Contagem receberam Menção Honrosa. A Olimpíada é voltada para estudantes de escolas públicas, matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. As provas são individuais e com questões objetivas, que valorizam o raciocínio e as habilidades. A Escola Municipal do Bairro Tropical foi a que teve mais medalhistas. Um ganhou medalha de prata e dois de bronze. A notícia foi recebida com festa por todos os estudantes e professores. Rafael Vitor Lemos, de 12 anos, conquistou prata. A competição já é tradicional na vida do estudante. “Não acho uma prova difícil, precisa ter foco e dedicação. Na minha família há históricos de medalhas. Meu irmão conquistou ouro em 2014”, comemorou.

Davi Thomáz, do 6º ano, levou medalha de bronze. Quer se preparar ainda mais para o próximo ano. “Eu achei a prova relativamente difícil, porque diferente da escola, não há uma matéria definida. A gente não sabe o que vai cair. Precisa ter muito raciocínio”, comentou.

Daniela de Jesus é uma das professoras da Escola Municipal do Bairro Tropical que prepararam os estudantes. Segundo a professora o trabalho foi intenso, mas muito compensador. “A gente trabalhou algumas questões de provas anteriores da Olimpíada e incentivamos o estudo em casa. É uma prova diferente, já que traz mais questões de raciocínio”, destacou.

Confira AQUI a lista dos estudantes medalhistas que receberam menção honrosa.

Reportagem: Júlio César Santos
Foto: Geraldo Tadeu