Estudantes de Contagem produzem livro literário

Obra faz parte de um projeto para desenvolver a leitura e escrita.

A Escola Municipal Cândida Rosa do Espírito Santo, da Regional Industrial, tem como premissa incentivar a prática da leitura e escrita. A instituição desenvolve diversos projetos literários voltados para os estudantes da educação infantil e ensino fundamental.

Um dos projetos chamou a atenção. A auxiliar de biblioteca, Gessiely Souza Silva, junto com a equipe pedagógica, prepararam a criação de um livro colaborativo. A obra foi desenvolvida por estudantes de uma sala do 5º ano. O objetivo foi trabalhar o senso crítico, leitura, escrita, percepção de vida e a criatividade.

A narrativa foi baseada no contexto da obra “A Pequena Vendedora de Fósforos”, do escritor e poeta dinamarquês, Hans Christian Andersen. Os estudantes tiveram a missão de transformar a história em um contexto social que precisa ser solucionado. Eles criaram o roteiro do “O Pequeno Catador de Lixo”. A obra relata as mazelas vividas por uma parcela da população nos grandes centros.

Os estudantes foram desenvolvendo o enredo, construindo os textos e as ilustrações. “O mais incrível foi colocar o aluno como ator do processo. A importância que teve esse livro no dia de seu lançamento foi grande e pude perceber que durante o processo de criação eles mostraram um grande potencial organizacional, escrita, leitura e criatividades nos desenhos”, afirmou Gessiely Souza.

O livro foi editado e hoje ocupa um das prateleiras da biblioteca da escola. “O legado que ficou vai render novos frutos. O resultado foi gratificante e proporcionou bastante experiência aos estudantes em relação à escrita e à leitura”, destacou a diretora da escola, Renata Carla Diniz.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu