Estudantes da Funec são destaque com projetos científicos aprovados para a FEBRAT 2021

Entre 100 projetos aprovados na IX Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT) 2021, doze foram idealizados por estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec).

A FEBRAT, que terá início no dia 25de outubro, promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por educandos da educação básica, profissional, e tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas do conhecimento.

O público-alvo da Feira é, principalmente, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio regularmente matriculados, respectivamente, em colégios de aplicação vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino superior, ou nas escolas técnicas públicas e privadas de todo o país.

Neste ano, a IX FEBRAT terá uma plataforma virtual na qual os trabalhos serão apresentados por meio de vídeos gravados e as interações ocorrerão por meio de fóruns de discussão. Desde o início, a Funec participa do evento de forma destacada dando visibilidade ao município de Contagem e à própria instituição que nesta edição representa, sozinha, 12% do número total de selecionados na categoria Ensino Médio Técnico.

Para o professor de química e orientador de projetos da unidade Cruzeiro do Sul, Gleison Gonçalves, a expectativa para as apresentações dos trabalhos é a “melhor possível”. “Os trabalhos estão sólidos e bem contextualizados. Acredito que durante o processo conseguimos mostrar para os estudantes como é enriquecedora a experiência, que vai além da premiação”, afirmou.

O coordenador de iniciação científica e professor da unidade Centec, Rodrigo Lobo, destacou a honra em participar do evento. “Para mim, representar a Funec nesse evento é motivo de muito orgulho. Divulgar o nome da Fundação de Ensino de Contagem em nível municipal, estadual e internacional, e ressaltar o papel social que a escola tem no processo de ensino e aprendizado no município de Contagem”, destacou.

Já para o educador e orientador da unidade Oitis, Gilson Ramos, as pesquisas visam “promover avanços científicos” em diversas áreas. O progresso da ciência só se efetiva se as pesquisas forem compartilhadas. É relevante dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos educandos”, concluiu.

As apresentações, visitações, e avaliações dos projetos ocorrerão no dia 26 de outubro. Já as cerimônias de premiação e encerramento serão no dia seguinte, das 16h às 18h, de acordo com a programação do evento.

Projetos da Funec aprovados – FEBRAT 2021

1- “O movimento antivacina no YouTube nos tempos de fake news”- Funec Cruzeiro do Sul

Estudantes Camile Silva e Selina Bethonico – 3º ano do Ensino Médio Regular;

2- “Perfil Epidemiológico dos casos de Covid-19 no município de Contagem-MG em 2020” – Funec Centec

Estudantes Geiziane Silva e Teresa Santos – 3º Módulo de Análises Clínicas Pós-Médio;

3- “Astronomia solar: vamos olhar para o céu?” – Funec Cruzeiro do Sul

Estudantes Giovanna Miranda e Maria Atanázio – 3º Ano do Ensino Médio Regular;

4- “Desenvolvimento de aplicativo didático como alternativa para diminuir a contaminação em laboratório” – Funec Centec

Estudantes Arthur Amaral e Beatriz Abreu – 3º ano de Química do Ensino Médio Técnico;

5- “A máscara cobre o rosto, a fome desmascara o resto: Covid-19 e o enfrentamento da insegurança alimentar em duas unidades da Funec” – Funec Cruzeiro do Sul

Estudantes Ana Machado e Brenda Alves – 2º Ano do Ensino Médio Regular;

6- “Impactos do ensino remoto em adolescentes na Funec Unidade Centec: levantamento sobre sintomas de ansiedade e estresse nos alunos e avaliação do uso de florais comerciais” – Funec Centec

Estudantes Samantha Monteiro e Alícia Cataldo – 2º Ano de Química do Ensino Médio Técnico;

7- “Resiliência e Cidadania: O papel socioeconômico dos catadores e catadoras da Cooperativa Coopercata na coleta seletiva e triagem dos resíduos sólidos durante a pandemia da Covid-19 em 2020, no município de Contagem-MG” – Funec Oitis

Estudantes Rebeka Moreira e Emily Grinberg – 3º Ano do Ensino Médio Regular;

8- “Podcast no ensino médio: aceitação e uso dos estudantes na divulgação científica e criação do PodCentec como recurso de ampliação do ensino-aprendizagem em ciências” – Funec Centec

Estudantes Roama Silva e Emilly – 2º Ano de Química do Ensino Médio Técnico;

9- “Vacinação em massa no município de Serrana – SP: A eficácia da proteção contra o Sars-cov – 2” – Funec Centec

Estudantes Laís Cataldo e Sibele dos Santos – 2º Ano de Análises Clínicas do Ensino Médio Técnico;

10- “Perfil de resistência dos microrganismos mais prevalentes em Uroculturas no Laboratório de Análises Clínicas Adolfo Lutz – Funec/Centec no ano de 2020” – Funec Centec

Estudantes Joelma Martins – 3º Módulo de Análises Clínicas e Silvana (voluntária) do 3º Módulo de Farmácia Pós-Médio;

11- “Estudo da dermatite atópica e proposta de um gel de limpeza para a pele” – Funec Centec

Estudante Maria Vilaça – 2º Ano de Química do Ensino Médio Técnico.

12- Resgatando o Sonho do Intercâmbio sem agência na pandemia

Estudantes Grazielle Victoria Mendes Domingues e Izabelle Brenda Neubaner Ribeiro – 3ª ano Ensino Médio Regular e 3ºano Ensino Médio Integrado com Técnico em Informática.

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra