Estudantes da Funec premiados na Febrat 2017

Alunos das unidades Centec e Riacho foram os vencedores nas categorias biológicas e exatas

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) foi premiada na 5ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas de 2017 (Febrat). Os cursos de Técnicos de Informática e Análises Clínicas ficaram em primeiro lugar nas avaliações feitas nos estandes. As amostras aconteceram no Centro Pedagógico da UFMG, em Belo Horizonte.

As unidades Centec e Riacho apresentaram 10 projetos entre os mais de 100 concorrentes na Febrat, oriundos de escolas do Brasil e do exterior. As instituições de ensino tiveram a missão de criar projetos que pudessem, de alguma forma, apresentar soluções no desenvolvimento da ciência e da matemática na vida social de pessoas e empresas. “Trouxemos oito projetos do Centec e dois do Riacho. Acredito que essa oportunidade no que diz respeito a pesquisa de iniciação cientifica é promissora na vida do estudante”, destaca o professor da unidade Funec Centec, Rodrigo Lobo.

As alunas de Análises Clínicas do 3º ano, da Funec Centec, Leidilaine Miranda Galdino e Rafaela Eduarda dos Santos, vencedoras do prêmio “Biológicas”, apresentaram o tema “Análise Microbiológica de Transporte Coletivo”. A proposta estava voltada para classificar de forma qualitativa e quantitativa os microrganismos encontrados nos ônibus, servindo como um alerta à população para mostrar os riscos de sofrerem infecções caso não haja as devidas medidas de prevenção dentro e fora do transporte público. “Fizemos uma análise de espécies de bactérias e descobrimos que dentro dos ônibus haviam a possibilidade de contágio. Os balaústres e bancos em contato com os passageiros permitem uma contínua troca de microrganismos entre os indivíduos”, explica a estudante Leidilaine Miranda.

Quem também garantiu o primeiro lugar do pódio, na temática “Exatas”, foi o estudante do 3º ano, Arthur Andrade Gonçalves. Ele estuda na Funec Riacho, no curso de Técnico de Informática. Ele apresentou o projeto intitulado “Estudos sobre Implantação do Sistema de Segurança nas Escolas Públicas”. A ideia visa montar componentes para um sistema de segurança com baixo custo e com o uso de rede wireless. O programa ficará presente na escola tornando-a independente na contratação de empresas privadas que ofereçam tais serviços. “O gasto nas escolas com elementos para segurança é caro. Dessa forma, pensei em algo moderno e de custo baixo para implantação. Sem falar do uso da tecnologia de rede wireless com laboratório dentro da escola”, afirma Arthur.

Os vencedores da Funec terão a oportunidade de apresentar os trabalhos na Escócia e Costa Rica. 

Estandes do Equador e Costa Rica na UFMG
Estudantes do Equador e Costa Rica estiveram na Febrat 2017 e puderam mostrar um pouco da cultura de seus países e o que os motivou a virem a Belo Horizonte.

Os vizinhos sul-americanos, saíram da cidade de Ambato e vieram representar a San Pío Unidad Educativa, onde apresentaram o projeto intitulado “Proyecto Silla de Ruedas de Bipedestación – Cadeira de Rodas Bípede”. “O projeto é para auxiliar as pessoas com dificuldade de locomoção e também no dia a dia em comércios, caixas eletrônicos, entre outros”, enfatiza o estudante, Alvaro Sánchez.

O costa-riquenho, Jean Pierre Gonzáles, criou um software, com o nome de “SifBlind, que permite uma pessoa com deficiência visual, seja capaz de usar um computador com mais facilidade, por meio do senso de audição e escuta. “A minha ideia é levar o trabalho social para aqueles que necessitam e possam aproveitar o melhor da tecnologia”, finalizou Jean.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende