Estudantes da Funec Nova Contagem visitam Museu de Ciências Naturais da PUC

Visita faz parte de projeto interdisciplinar da Fundação

Cerca de 40 estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade de Nova Contagem, visitaram o Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O foco foi acompanhar o processo evolutivo de alguns animais invertebrados e vertebrados. O trabalho interdisciplinar é uma forma de se aprender História, Geografia, Arte, Biologia e Sociologia.

A visita contribuiu para que os estudantes desenvolvessem teorias sobre o passado, conhecimento crítico sobre o presente e a ideia de como seria o futuro do planeta e da humanidade. Eles também tiveram o contato com várias espécies da fauna e flora e aprenderam sobre a importância da conservação ambiental para a sustentabilidade do planeta.
Para a diretor da Funec Nova Contagem, Alexandre Gomes, a educação de qualidade deve refletir para além dos indicadores institucionais. “A educação deve ser capaz de ampliar a consciência crítica a cidadania e promover a igualdade de direitos. O conhecimento deve ser uma ferramenta de promoção da vida, da justiça e do bem comum. E é nesta perspectiva que trabalhamos em Nova Contagem.”

O diretor também explica a importância das atividades interdisciplinar para os estudantes. “Para nós da Unidade Nova Contagem, a educação deve ser entendida como uma construção continua do futuro. Neste sentido, ampliar os campos de possibilidades dos nossos estudantes é uma ação efetiva na construção do futuro”, destaca Alexandre.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Publicação: 20/08/2018