Estudantes da Funec Industrial trabalham teoria e prática em excursão para Ouro Preto e Mariana

Ao todo 80 estudantes visitaram os principais pontos turísticos.

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Industrial, visitou as cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana para aguçar a curiosidade dos estudantes e ensiná-los os a importância na formação como cidadãos aos cuidados com o patrimônio público.

Durante o passeio, oitenta estudantes das turmas do 1º e 2º ano visitaram os museus, igrejas, praças. O objetivo foi conhecer o período histórico colonial, aspectos da literatura barroca e arcadismo e também os impactos ambientais na cidade de Mariana, após a tragédia que lá ocorreu.

Para o professor de História, Marcelo de Oliveira, a viagem serviu para os alunos terem a plena convicção de que Ouro Preto e Mariana são patrimônios reconhecidos no mundo e que merecem ser valorizados e também cuidados. “As turmas tiveram a chance de conhecer pela primeira vez ambas as cidades. Todos os passeios foram pensados para o enriquecimento na formação estudantil e cidadã de cada um deles”, destaca Oliveira.

Cada estudante teve a chance também de conhecer a locomotiva a vapor que faz o trajeto dentro das matas e relevos que ligam as duas cidades. Muitas paisagens foram vistas, tudo observado com muita atenção, pois no final da excursão cada estudante teve que fazer um diário de bordo avaliativo da viagem. O pedagógico também foi trabalhado por cada um deles.

Alguns pontos ficaram marcados no passeio. A famosa Igreja de São Francisco de Assis chamou a atenção. “Eu classifico a viagem como um complemento na formação de cada um. Conseguimos trabalhar teoria e prática na vivência que eles tiveram e o mais interessante foi juntar todas as matérias nessa viagem emocionante”, finalizou a professora de Português, Suzan Kátia Diniz.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Divulgação
Publicação: 16/10/2018