Estudantes da Funec Centec participam de projeto piloto de educação para o trânsito

Transcon e Guarda Civil de Santa Luzia realizam jogo que ensina jovens normas de trânsito de maneira descontraída

Com o objetivo de inserir adolescentes no contexto da segurança no trânsito, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), em parceria com a Guarda Civil de Santa Luzia, realizou dinâmica educativa para os estudantes dos cursos de farmácia e química da Funec-Centec, na sexta-feira (8). Com o jogo intitulado “Cuca Legal no Trânsito”, três turmas se revezaram em times para avançar nas casas da trilha. O conhecimento das normas de trânsito foi essencial para vencer a disputa.

“O ‘Cuca Legal’ é uma maneira fácil de o aluno aprender de forma lúdica sobre como se comportar no trânsito, seja como motorista ou pedestre. Por meio do jogo, eles participam, divertem-se e aprendem ao mesmo tempo. Já realizamos essa atividade em outros municípios e diversas cidades estão franqueando o jogo porque acham interessante demais. Nós já tivemos convites até para apresentar em outros estados”, contou o guarda civil Levi Freitas, da corporação de Santa Luzia.

Desenvolvido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Guarda Civil de Santa Luzia, o jogo foi bem recebido pelos jovens mineiros e tem chamado a atenção de estados vizinhos.

Para a pedagoga da Funec Centec Maria Adriana da Silva Pereira, ações como essa são muito importantes para a formação dos adolescentes, principalmente para aqueles que pretendem se tornar condutores. “Nossos estudantes vivenciaram de forma descontraída informações acerca do trânsito, de como dirigir de forma segura sem cometer infrações. Tiveram a oportunidade de aprender que, para melhorias no trânsito, depende de atitudes corretas tanto dos pedestres, como dos motoristas. No trânsito, respeitar o outro é fundamental. Atividades como esta são importantes para conscientizar nossos adolescentes que, no futuro breve, se tornarão motoristas”, comentou.

O vice-diretor Reinaldo Nogueira dos Santos agradeceu à Transcon e à Guarda Civil de Santa Luzia pela visita à unidade. “Foi um excelente trabalho. Nossos educandos e os profissionais do Centec elogiaram em grande escala o projeto exposto. Sabemos da nossa responsabilidade com a juventude, principalmente, levantando a conscientização madura de um trânsito mais seguro e eficaz para a sociedade”, destacou.

Parcerias

A Gerente de Educação para o Trânsito da Transcon, Adriana Ferrari, enfatizou que, sem as parcerias, trabalhos como esse não aconteceriam. Segundo ela, a ocasião foi ótima para testar sua aplicabilidade.

“Com as parcerias, conhecemos as diversas formas de desenvolver o tema segurança no trânsito de forma atrativa, interativa e lúdica para o público jovem. A parceria com a Guarda Civil de Santa Luzia para a aplicação do jogo foi uma ação piloto importante para avaliação do material, modelo de atendimento, adesão e interação dos jovens.

Outra parceria foi com a unidade Centec que, diante da proposta, prontamente viabilizou e mobilizou toda a equipe para a realização da atividade”, afirmou a gerente.

A participação dos 80 alunos da Funec Centec foi considerada positiva para que futuras ações semelhantes aconteçam nas demais escolas de Contagem. “O resultado da ação piloto foi positivo. Identificamos engajamento em todas as partes envolvidas. A ideia agora é adquirir o material adequado à realidade do nosso município e criar um fluxo de atendimento para esse público. Será mais uma iniciativa da Transcon para aumentar a conscientização de um trânsito mais humano e seguro”, contou Adriana.

Reportagem: Yuri Soares
Foto: Geraldo Tadeu