Estudantes da Funec apresentam trabalho em Encontro Latinoamericano de Tecnologia no Equador

Nos dias 26 a 28 de abril, Contagem será representada no Encontro Latinoamericano de Projetos Produtivos, Ciência, Tecnologia e Inovação na República do Equador, cidade de Ambato. Os estudantes do Curso Técnico de Informática da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Riacho, Gabriel Keven Domingues de Souza, Pedro Henrique Lacerda Vasconcelos e o professor especialista graduado em Sistema de Informação, Paulo Henrique Rodrigues, receberam uma carta convite da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), para apresentar o Software de Gestão de Biblioteca em desenvolvimento por eles desde o ano passado para a Funec.

A presidente da Funec, Sueli Baliza, e a vice-presidente Raquel Parreira, receberam os estudantes e seus familiares antes da viagem ao Equador para cumprimentá-los pela conquista. “Ter um trabalho selecionado para apresentar num evento desse porte é sinal de muito sucesso e competência. Vocês são vencedores, esse é um marco que vai ficar pra sempre na vida de todos, pois faz uma distinção muito grande na vida acadêmica e aponta um futuro promissor. Parabéns aos estudantes, aos professores e também aos familiares, pelo apoio concedido”, destacou Sueli Baliza.

Os estudantes se formaram na Funec Riacho em 2018, mas continuam a desenvolver o projeto que será expandido para as outras dez unidades da Fundação, bem como para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Orientados pelo professor, os estudantes começaram a desenvolver o software por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Eles também apresentaram o trabalho na Feira Brasileira de Colégios de Aplicações e Escolas Técnicas (Febrat), da UFMG, em 2018.

Segundo explica o professor Paulo Henrique, o sistema que faz o gerenciamento dos acervos bibliográficos está em fase de testes na Funec Riacho, mas como tem uma gestão inteligente a administração pode acompanhar de qualquer lugar. “Estamos testamos novas funcionalidades, portanto, já foi um avanço enorme para a Funec pois todos os processos eram manuais, hoje tudo está catalogado desde revistas, dvds, livros, etc”, disse.

Os estudantes estão animados com a primeira viagem internacional. Para Gabriel o convite foi além do esperado. “É uma motivação para nossa carreira e muito importante para o currículo. Estamos no caminho certo”, afirmou.

A diretora da Funec Riacho, Renata Almeida, destacou a importância da Fundação em manter o fomento para a iniciação científica. “Os alunos recebiam um fomento para a pesquisa por meio de convênio com o estado que foi cortado, portanto, a Prefeitura de Contagem manteve esse repasse o que possibilitou a execução do projeto em função da necessidade da escola. Hoje podemos consultar o acervo das dez unidades da Funec e compartilhar livros ou outros materiais se for preciso. Foi um sonho dos meninos e nosso também da Educação”, disse.

Encontro Latinoamericano

O Encontro Latinoamericano de Projetos Produtivos, Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa da Cooperativa de Ahorro y Crédito “Câmara de Comércio de Ambato” – Banco Regional Equatoriano – e de seu Programa Aprender a Empreender de estímulo ao empreendedorismo entre a juventude equatoriana. Tem como objetivo impulsionar a integração educativo-cultural dos jovens latino-americanos por meio do compartilhamento de experiências próprias desenvolvidas em suas escolas com foco no empreendedorismo e inovação. A feira é o principal evento internacional para empreendedores pré-universitários e contará com a participação de projetos de participantes além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.

Repórter: Vanessa Trotta
Foto: Geraldo Tadeu
Publicação: 23/4