Estudantes da Escola Municipal Maria de Matos Silveira recebem palestra sobre Procon Mirim

Os estudantes puderam tirar muitas dúvidas e aprender um pouco mais sobre o órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Os estudantes do 5º Ano da Escola Municipal Maria de Matos Silveira, na região da Ressaca, tiveram uma aula diferente. eles assistiram à uma palestra da assessora jurídica do Procon, Dáfany Lagares. Durante o encontro eles puderam tirar muitas dúvidas e aprender um pouco mais sobre o órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O programa visa despertar nas crianças de 7 a 12 anos o interesse pelos direitos e deveres do consumidor, possibilitando a formação de consumidores capazes de tomar decisões mais conscientes em suas relações de consumo. O objetivo é desenvolver com os estudantes o conhecimento que será levado aos pais durante as práticas de consumos, como compras de lanches em escolas, videogames, compras online de joguinhos e principalmente pelo acesso ao mundo digital.

A assessora orientou-os sobre os direitos básicos do consumidor, a devida informação, venda casada, diferenciação de preços de acordo com a modalidade do pagamento, precificação, entre outros temas foram abordados de forma lúdica e com exemplos para que as crianças possam absorver o conteúdo. Ao final, os alunos participaram de um quiz de perguntas sobre os temas abordados e sorteios das cartilhas do Procon Mirim e do Código de Defesa do Consumidor.

“Participo e sou coordenadora do Projeto pelo 2º ano e acho a experiência com as crianças incrível. Se aquilo que eu estou falando é interessante ou não, a resposta é imediata. Busco sempre inovar para trazer conteúdo de forma leve e fácil. A educação é a chave de todos os problemas. É uma honra participar deste Projeto”, disse Dáfany.

De acordo com a assessora jurídica, o Procon Mirim é um projeto de suma importância, não somente para as crianças, mas todo seu núcleo familiar. “Aproximamos o aluno do direito do consumidor e ele compreende o quanto isto está inserido em seu cotidiano. A criança aprende e dissemina o conhecimento em casa”, afirmou.

Para diretora da escola Luciana Miranda a palestra é de suma importância para lembrar que eles são pequenos consumidores, e que vão crescer e viver a questão financeira. “Por sermos de uma área de vulnerabilidade, onde o dinheiro é escasso, conseguir fazer um projeto de vida onde consigam utilizar esse dinheiro de uma forma melhor que vai obter fruto é interessante”, disse.

“É bom ter essa educação financeira desde pequeno, saber gastar até os centavos para crescer e gerenciar o próprio dinheiro. Acho que essa idade é a exata de palestrar sobre isso, pois é a fase que estão entrando, a da adolescência , onde estão começando a sair, querer vestir roupas de moda e já ter o uso consciente do dinheiro é cada vez melhor para entender onde pode gastar e investir”, complementou a diretora.

O Procon Contagem está localizado na Av. José Faria da Rocha, 1016, Eldorado. O horário de funcionamento: 8h às 16h. Mais informações pelos telefones: 151/ 3398-3434 / 3392-7328

Reportagem: Raquel Lopes
Foto: Ricardo Lima