Estudantes da E. M. Virgílio de Melo Franco participam de simulado de evacuação em caso de incêndio

A simulação faz parte do projeto “Brigada Escolar de Proteção de Defesa Civil”, oferecido pela Defesa Civil, com apoio do Samu.

Os estudantes do 6° ano da Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, localizada na regional Industrial, receberam, na manhã de quinta-feira (23), treinamento de evacuação em casos de incêndio no local. A simulação faz parte do projeto “Brigada Escolar de Proteção de Defesa Civil”, oferecido pela equipe da Defesa Civil de Contagem, com apoio do Samu.

O estudante Daniel Araújo, de 12 anos, participou do simulado e destacou a importância das orientações passadas pela equipe da Defesa Civil: “Foi muito legal e importante participar desse simulado na escola. Aprendi o que deve ser feito se a escola tiver um incêndio e também em outras situações de risco”.

Além da parte prática, o simulado contou com instruções teóricas, quando os estudantes assistiram a palestras e vídeos educativos, com informações importantes sobre o que deve ser feito em situações de incêndio na escola e também em locais como residências, igrejas e teatros.

“O projeto ‘Brigada Escolar de Proteção de Defesa Civil’ é importante por que, por meio dele, podemos levar aos estudantes essa situação de prevenção. Fazemos esse momento lúdico de simulação e alguns debates, com objetivo de levar a cultura de prevenção para dentro das escolas”, disse o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Samuel Martins Lara.

A escola Virgílio de Melo Franco fica próxima à avenida Tereza Cristina, onde se encontra o leito do rio Arrudas, local com histórico de enchentes no período chuvoso. Com isso, a escola serve como ponto de apoio e abrigo em casos de emergência, o que reforça a importância de treinamentos como o realizado na quinta-feira (23).

Reportagem: Nelson Augusto
Foto: Geraldo Tadeu