Estudantes conhecem história de Contagem por meio da arte

Visitas podem ser realizadas diariamente

Diversas escolas passaram pelo Centro Cultural de Contagem no mês passado. O número de pessoas foi recorde em 2017. Crianças da rede municipal de ensino se divertiram com as apresentações da Turma do Contagito e com as explicações sobre as obras de arte expostas na galeria da Fundac (Casa Amarela). Além disso, utilizaram o espaço da Biblioteca Municipal (Casa Rosa) para conhecer o acervo literário disponível.

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Júlia Kubitschek, no bairro Industrial, participaram de uma sessão da mostra “Curta Contagem”, que integra o projeto Tudoaver, e de um bate-papo com o professor Olister Barbosa sobre os filmes exibidos.

O número de visitas agendadas pelas escolas também foi ampliado após a exposição das pinturas feitas pelos alunos da Escola Municipal Isabel Nascimento. “Um olhar sobre a cidade de Contagem” é o nome da exposição que retrata os diversos pontos culturais e patrimoniais do município. O trabalho desenvolvido pelo professor Paulo Ricardo Ribeiro, junto aos estudantes dos 6º e 7º anos, busca aprimorar as técnicas de pintura e promover o sentimento de autoestima e pertencimento à cidade.

Todas as agendas são acompanhadas e supervisionadas pela equipe da Fundac. As visitas em grupo ao Centro Cultural e para o “Curta Contagem” devem ser agendadas pelo telefone 3352-5357. A visitação é aberta ao público, diariamente, das 9h às 17h.

Espontaneidade
Em uma das visitas, a aluna do 9º ano da Escola Isabel Nascimento, Justine Derise, 14 anos, fez uma breve apresentação de canto para os colegas, professores e funcionários da fundação. A suavidade e doçura na voz emocionou a todos. O regente do Coral Musicanto, Divino Francisco, acompanhou a apresentação e fez questão de convidar a jovem estudante para uma audição de avaliação de técnicas vocais. Justine é haitiana e vive em Contagem há um ano.

Reportagem e foto: Marcelo Grillo