Estudantes aprendem conceitos de sustentabilidade na Semana Nacional do Meio Ambiente

Oficina promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente teve objetivo de conscientizar os estudantes

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, os estudantes da rede municipal de ensino participaram de oficinas de produção de vasos ecológicos para o cultivo de hortaliças. O objetivo é conscientizar e incentivar a utilização de materiais descartáveis. A ação também faz parte do projeto “Horta Urbana” e do programa Cidade Verde.

Cerca de 90 alunos estiveram no espaço adotado pela direção como “cantinho da horta”. No local, antes da criação da horta e dos plantios, havia uma piscina abandonada que logo foi substituída por terra e um pouco de verde. Foram plantados pés de tomate, salsinha, cebolinha, alfaces, manjericão, cerejeira e laranja. Quem for até o local poderá ver um ambiente verde e esbelto. “As crianças do Eli Horta levam para casa o pensamento de conscientização ecológica e cuidados com o meio ambiente. A escola abraçou os projetos da horta e hoje é um local de pertencimento”, enfatiza Maria Eugênia Aleixo, vice-diretora.

Na atividade chamada de “pet-vaso”, os estudantes produziram vasos ecológicos para o cultivo de hortaliças. Os objetos puderam ser levados para casa. A intenção é que os alunos repliquem as ações de sustentabilidade no ambiente familiar. “Eu acho importante ações desse tipo. Eu adorei poder criar o vaso e vou cuidar dele em casa”, destaca Pietra Silva Aleixo, estudante.

A Eli Horta foi a primeira escola municipal a receber o projeto Cidade Verde. O proposta é que sejam plantadas 100 mil mudas de árvores e hortas urbanas até 2020. “Já são oito escolas que solicitaram a visita da Semas. Nós pretendemos deixar Contagem mais verde e queremos levar a ideia de preservação e sustentabilidade para dentro e fora das salas de aula”, finaliza o assessor educacional da Semas, Rodrigo Ribeiro.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Elias Ramos