Estudantes aprendem conceitos de metrologia

Palestra serviu como aula técnica e conscientização para o consumo.

Profissionais do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizaram uma palestra para os estudantes dos cursos de Química e Farmácia da Funec Centec. A ação foi para mostrar como o órgão atua nas medições de produtos comerciais e que envolvam saúde e segurança.

Durante o encontro, aproximadamente 200 alunos conheceram sobre o funcionamento da calibração de pesos e medidas. “A metodologia aplicada pelos profissionais faz com que os estudantes aprendam, na prática, sobre a importância do controle e medição”, explicou a professora, Adriana Vasconcelos.

Um dos destaques da palestra foi os problemas que a ausência de aferição podem causar. As vidrarias para laboratórios também entraram em debate. Balões de fundo chato, volumétricos, provetas e balanças são equipamentos indispensáveis no processo de medição. A estudante de química, Camila dos Santos, não tirou os olhos dos palestrantes. “Desde que comecei o curso fiquei fascinada pela disciplina de medição de vidraria”, enfatizou.

Segundo o administrador do Ipem-MG, Max Falcão, a palestra, além de orientar os estudantes sobre o trabalho prático, visa promover o conhecimento agentes consumidores. “Por onde passamos levamos o conceito de metrologia de forma técnica e também conscientizamos sobre a relação entre vendedor e cliente”, finalizou Falcão.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo