Estoque de merenda escolar é distribuído para creches parceiras da Prefeitura

Medida contempla mais de 3 mil famílias

Mais de 17 toneladas de gêneros alimentícios como leite, polpa de frutas e carnes estão sendo distribuídos pela prefeitura desde a última terça-feira (21/7). Cerca de 3200 famílias que possuem estudantes matriculados nas 24 creches conveniadas da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) serão beneficiadas. A iniciativa foi possível devido ao estoque de alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Como ainda não há previsão definitiva do retorno presencial das aulas na Rede Municipal de Ensino, a distribuição do estoque da merenda contribui para as famílias em situação de vulnerabilidade que foram afetadas pela pandemia de covid-19. O Movimento Transformar Contagem também será parceiro na ação e doará mais 200 caixas de leite para as instituições.

As creches parceiras que receberam os alimentos devem organizar a distribuição destes aos pais ou responsáveis pelo estudante, de forma escalonada em cronograma a ser definido pelos próprios dirigentes que respondem pela Instituição, de forma a evitar eventuais aglomerações. Cada família receberá 2 kg de carne, 5 embalagens de 400g de leite em pó, e 1 embalagem de 1kg de polpa de fruta. Algumas instituições também receberão caixas de leite que foram doadas por voluntários do Transformar Contagem. As creches têm até o dia 30/7 para fazer a distribuição dos alimentos, conforme portaria publicada pela Seduc.

Os alimentos em pauta foram retirados do local nesta terça (21/7) e quarta (22/7) onde se encontravam estocados e foram entregues nas Unidades Escolares a serem contempladas. A logística foi realizada pelo Banco de Alimentos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o estoque dos alimentos não atenderia toda a rede municipal, portanto, a decisão de distribuí-los para a rede parceira. “Esperamos que com isso, somando a ação do vale merenda, a gente possa colaborar para que a alimentação dessas crianças seja melhor, da forma como esperamos e sabemos que a saúde precisa complementar a educação” afirmou.

A creche conveniada Colégio Batista Mineiro, em Nova Contagem, começou a distribuição para as famílias logo na quarta-feira (22/7). Como a instituição possui mais de 500 estudantes com idade entre 3 a 5 anos, foi definido um cronograma com horários específicos por turma para evitar aglomerações e a fila formada com o distanciamento social adequado. O processo foi um sucesso. Para a diretora da instituição, Rozy Meire Gonçalves Pereira Ferreira, os alimentos chegaram numa hora boa. “Com certeza ajudará as famílias mais necessitadas. Estamos em contato com muitas delas e acompanhando tudo durante a pandemia”, disse.

A auxiliar de serviços Lorraine Ingrid de Paula estava satisfeita com a ação. “Achei muito boa a iniciativa e ajuda bastante. Nessa pandemia nada está fácil. Deus tem nos sustentado, mas nem todos têm condições de comprar carne”, afirmou.

Marilete Costa Mendes tem 1 filha matriculada na creche e está desempregada. “Toda ajuda com alimentos é bem-vinda. Estou recebendo também o vale merenda e sou muito grata, pois o que é pouco para uns pode ser indispensável para outros”, disse.

Repórter: Vanessa Trotta

Foto: Elias Ramos