Esporte promove integração de estudantes e comunidade

Valorização da cidadania, ocupação e manutenção dos espaços públicos são o foco da ação

A quadra da Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, no bairro Vila São Paulo, foi o palco de diversas partidas amistosas entre os alunos que participam do projeto Esporte Cidadão. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (IBEEC), os amistosos de futsal reuniram alunos de 11 a 15 anos e familiares.

O encontro também serviu para a valorização do espaço físico da escola, anteriormente abandonado e que agora vem sendo usado para as práticas esportivas que beneficiam a população do bairro e região. A diretora da escola, Valma Alves, garante que o projeto tem beneficiado não apenas a comunidade escolar, mas trouxe de volta o orgulho e o sentimento de pertencimento a toda comunidade. “Temos a satisfação de compartilhar estes momentos com a população, que se integrou ao projeto e vem sendo cada vez mais parceira da escola e dos alunos. Hoje sabemos que os cuidados com os espaços públicos são de responsabilidade de cada morador, e isso fortalece nosso trabalho à frente da educação na comunidade”, ressaltou.

Estudante do 9º ano, Gabriela Linhares, encontrou no projeto os amigos que ela buscava para a vida. A adolescente, tímida, tinha dificuldades de relacionamento e após iniciar as atividades de vôlei e futebol, dentro do projeto, teve uma melhora significativa em sua vida. Segundo o pai de Gabriela, Breno Soares, o projeto melhorou a jovem em todos os aspectos. “O projeto fez muito bem a ela. Não apenas no desenvolvimento educacional, mas, principalmente, no aspecto social e de relações com outras crianças. Isso para nós foi uma grande conquista”, relata o pai da estudante.

O educador físico do IBEEC, Sérgio Silva, ressalta que o principal objetivo é a formação cidadã dos alunos e a integração da comunidade com os projetos educacionais. “Muito além da prática esportiva, nosso objetivo é formar cidadãos. Estabelecer uma relação entre a comunidade e as instituições, buscando sempre o resgate do orgulho de ser parte integrante da cidade, do estado e daquilo que é nosso”, conclui.

O projeto Esporte Cidadão é patrocinado pela ArcelorMittal Brasil, Vallourec VSB e Belgo Bekaert Arames, com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, através do Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Reportagem: Marcelo Grillo
Foto: Elias Ramos