Escolas públicas e privadas de todas as regiões já podem visitar o maior planetário de Minas Gerais

Localizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o espaço conta com o novo Planetário.

O Observatório Astronômico recém-inaugurado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, está recebendo as inscrições de escolas públicas e particulares que desejam visitar o local e conhecer um pouco sobre os planetas, estrelas e constelações.

Localizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o espaço conta com o novo Planetário que possui uma cúpula de projeção de 12 metros de diâmetro e um sistema Zeiss Skymaster ZKP 4 para leitura e transmissão de imagens. Com capacidade para 90 pessoas sentadas, são apresentadas sessões com temas relacionados à Astronomia.

O responsável pela escola deve realizar as inscrições no site, onde serão disponibilizados o formulário que deverá ser assinado e carimbado pelo diretor da instituição para a entrada dos estudantes. A entrada para o local é gratuita, despesas como transporte e lanche para os estudantes serão de responsabilidade da escola.

Antes de realizar o agendamento, o responsável deve ficar atento ao regulamento da visita ao observatório da UFJF. O número máximo do grupo visitante são 90 pessoas.

Atividades como “Aprendendo Brincando” farão parte da visita, que serão destinadas a crianças de 6 a 12 anos mostrando conceitos da Física com ferramentas interativas, além da sessão cinematográfica do “Astronomitos”. Já as crianças com a faixa etária a partir dos 13 anos, poderão se divertir com a atividades interativas relacionadas a energia nuclear.

Às quintas-feiras á noite, se as condições climáticas estiverem favoráveis, o espaço oferece uma sessão de observação astronômica em troca das atividades citadas acima. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira no turno da manhã, das 8h às 10h45, e no turno da tarde de 14h às 16h30. Nas quintas as visitas serão noturnas de 19h às 21h.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)
Arte: Renata Coura
Publicação: 07/05/2018