Escolas Municipais de Contagem faturam títulos no Circuito Mineiro de Xadrez, em BH

Ao todo, 18 atletas foram até o ginásio do Mackenzie Esporte Clube para encarar adversários de outras cidades mineiras.

No último sábado (29/6), quatro escolas de Contagem marcaram presença na etapa final do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar – Mentes Brilhantes, projeto em parceria com a ArcelorMittal S.A. Ao todo, 18 atletas marcaram presença para um embate contra outras redes de ensino de Minas Gerais no ginásio do Mackenzie Esporte Clube, em Belo Horizonte.

O duelo foi marcado entre estudantes divididos em nove categorias conforme a idade e ano de ensino matriculado. Cada atleta enfrentou cinco oponentes por vez, para que assim computasse o número total de pontos no ranking final. A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, conhecida por ser “papa-títulos” nas modalidades esportivas, na Regional Riacho, marcou presença no pódio por duas vezes na categoria do 9ª ano. Sendo primeiro e segundo colocado do Fundamental Masculino (FM); e também em primeiro no 4ª ano do Fundamental Feminino (FF).

“Todas as escolas que representaram Contagem mostraram a importância do trabalho coletivo. Sabemos o quanto isso é benéfico para o estudante e também para os professores e independente de resultado no pódio, elevamos o conhecimento lógico que poderá ser usado também dentro das salas de aula. Já é uma conquista”, destaca o professor de Educação Física da E. M. Carlos Drummond, Eduardo Vieira de Resende.

Contagem mais uma vez mostrou que possui atletas dedicados e com bastante força de vontade para encarar competições esportivas. Não é à toa que a Escola Municipal Heitor Villa-Lobos teve destaque com as meninas do 6º, 8º e 9º ano do FF. O sexto ano foi vice-campeão e os últimos anos ficaram em terceiro. As Escolas Municipais Sócrates Mariani Bittencourt e Francisco Sales da Silva Diniz também não fizeram feio e marcaram presença com boas posições no ranking final. A escola do bairro Novo Eldorado ganhou o primeiro lugar no 7º do FM e a escola Francisco Sales completou o pódio numa boa qualificação.

Na opinião da presidente da Federação Mineira de Xadrez (FMX), Luciene Sepulveda Viana, a competição fez valer o esperado e trouxe grande incentivo aos estudantes e familiares. “Quero destacar que a organização foi muito boa. Os patrocinadores ajudaram bastante e não podemos deixar de exaltar esse esporte magnífico que tem crescido bastante no Brasil. Parabenizo as famílias e também as escolas por terem participado”, finaliza.

Confira abaixo as posições de cada estudante de Contagem no ranking da FMX:

4º ano do Fundamental Masculino
Kelvin Henrique Azevedo – 8º lugar – Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

5º ano do Fundamental Masculino
Lucas Rocha Pereira – 5º lugar – Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz.

6º ano do Fundamental Masculino
Rafael Sebastião Abreu – 6º lugar – Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz.
Caio Giovanni Damasceno – 7º lugar – Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt.

7º ano do Fundamental Masculino
Igor Lima Ferraz – 1º lugar – Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt.
Luiz Miguel Freitas – 7º lugar – Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.

8º ano do Fundamental Masculino
Jhonny de Oliveira – 5º lugar – Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz.

9º ano do Fundamental Masculino
Jonathan Henrique Almeida – 1º lugar – Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.
Gustavo Moselli – 2º lugar – Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.
Guilherme Mendes – 3º lugar – Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.

4º ano do Fundamental Feminino
Lília Reges – 1º lugar – Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

5º ano do Fundamental Feminino
Bianca Rocha – 6º lugar – Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz.

6º ano do Fundamental Feminino
Débora Azevedo – 2º lugar – Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.

7º ano do Fundamental Feminino
Nicole Pereira – 6º lugar – Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.

8º ano do Fundamental Feminino
Samira Gabriella de Almeida – 3º lugar – Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.

9º ano do Fundamental Feminino
Cleice Lorranine Ramalho – 3º lugar – Escola Municipal Heitor Villa-Lobos.
Marya Pereira Antonacci – 7º lugar – Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende