Escolas e unidades da Funec realizam escolha de diretores e vices

Processo de escolha em todas as escolas deve ser finalizado nesta quinta-feira (6)

Servidores, estudantes e pais estão tendo a oportunidade de escolher os diretores e vices que irão dirigir as escolas da Rede Municipal de Ensino e as unidades da fundação de Ensino de Contagem (Funec) nos próximos três anos.

Participam das votações estudantes com mais de 13 anos, pais ou responsáveis de alunos matriculados na Rede e todos os servidores da escola. A escolha pública é acompanhada por uma comissão eleitoral, formada em cada instituição de ensino.

O processo tem o propósito de promover uma gestão democrática em todos os segmentos. Das 114 escolas municipais, 106 já conhecem os nomes dos próximos gestores. “Em apenas uma instituição haverá segundo turno, já que as chapas inscritas não conseguiram 50% dos votos mais um. O processo ocorre nesta quinta-feira (6). Em outras sete não houve quórum suficiente de 30% de alunos, pais e responsáveis, cadastrados para votar, determinado no edital. Então demos um prazo maior para que houvesse esse cadastro para que o processo de escolha seja democrático”, enfatizou a subsecretária de Ensino, Dagmá Silva Brandão.

Nas dez unidades da Funec os diretores e vices foram eleitos em primeiro turno. Os diretores e vices têm as atribuições de gerir os setores financeiros, administrativos e pedagógicos da instituição. Os eleitos no pleito serão nomeados a partir de 1º de janeiro de 2019.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Geraldo Tadeu