Escolas de Contagem recebem serviços de poda e limpeza

Iniciativa garante mais segurança aos estudantes e educadores

As secretarias municipais de Educação (Seduc) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), trabalham em conjunto para deixar as escolas mais limpas e bonitas. Além de serviços de dedetização e capina estão sendo realizadas as podas das árvores. Até o momento 53 escolas já receberam o serviço.

Desde 2013 não era realizado um mutirão de podas. Em muitas escolas os galhos de árvores estavam causando transtorno à comunidade escolar. O trabalho de poda começou em agosto e deve durar todo o semestre. “O nosso objetivo é fazer a poda preventiva. Em muitas escolas a situação estava agravante, tendo como risco a queda de galhos e troncos pesados. Uma planta bem podada mantém a estabilidade de vida e é claro o bem-estar dos estudantes”, explicou o superintendente de Parques, Praças e Jardins da Semad, Alan da Cruz Santos.

As árvores que oferecem riscos ao patrimônio e à segurança dos estudantes e funcionários passam por supressão. A análise é feita por equipes do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade o trabalho tem sido constante. No início do ano a instituição foi dedetizada e agora recebe o serviço de poda e capina. “A logística feita pela Semad tem sido muito boa. Lutamos por três anos por essa intervenção e agora queremos a nossa escola cada vez mais bonita e limpa. Por termos um terreno extenso, temos uma espécie nativa, o pau-brasil. Queremos que a árvore seja bem cuidada”, explicou a diretora, Keila Valadares.

A Semad também possibilita o plantio de árvores nas escolas. As instituições que já haviam feito a solicitação receberam mudas que foram plantadas nas entradas e nos pátios das instituições. “Temos dito para as diretoras que a escola é a segunda casa do aluno, então devemos fornecer uma limpeza de qualidade e o zelo pelas árvores. O contexto de arborização e cuidado com as plantas faz parte do convívio de um e ambiente prazeroso nas escolas”, enfatiza o subsecretário de Gestão e Operações da Seduc, Sérgio Mendes.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu