Escolas de Contagem recebem novos mobiliários

Mais segurança e bem-estar aos estudantes da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), vem substituindo os mobiliários antigos das escolas municipais por conjuntos novinhos. O processo começou em 2017 e deve se estender por todo o ano. O investimento ultrapassa 8 milhões de reais.

A nova mobília tem deixados as escolas mais modernas e proporcionando mais conforto aos estudantes. São conjuntos de carteiras, mesas e bancos de refeitório, nichos, quadros, armários, colchos, cadeiras de alimentação e de amamentação, carrinhos de bebê, berços, mesas para professores, escaninhos, arquivos, secador de roupa e estantes para biblioteca.

Cinquenta e três escolas já receberam os novos móveis. As peças são encaminhadas com base nas necessidades apresentadas pelos gestores. A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vereador João Evangelista Fernandes, que atende crianças de 3 a 5 anos, foi uma das contempladas. A Umei recebeu 152 jogos de carteira, seis armários e mesas de refeitório. Os móveis foram recebidos com festa, já que as crianças nem tinham local para merendar. “Antes não possuíamos refeitório. Então levávamos nossos 243 estudantes para a cantina da Escola Dona Gabriela Leite Araújo, que fica aqui ao lado. Hoje a realidade é bem diferente”, comemorou a diretora Regina Lara.

As peças possuem formatos modernos e que atendem os padrões pedagógicos. Para se ter uma ideia, os conjuntos de carteiras infantis possuem formato exagonal, o que permite que professores trabalhem atividades em grupo, despertando nas crianças o censo de coletividade, união e partilha. O tamanho do mobiliário também é adequado para cada faixa etária. “Graças ao novo mobiliário conseguimos mudar a organização das salas. Agora temos mais possibilidades de trabalho. Com isso o desenvolvimento tem sido melhor, a criança tem mais interesse. Além do mais, as peças coloridas proporcionam um ambiente mais alegre e lúdico, que estimula bastante a socialização e o aprendizado”, finalizou Regina.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Elias Ramos