Escolas de Contagem podem participar de mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março para a OBA e a Mostra de Foguetes.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) realizam, no dia 15 de março, a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 14° Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As inscrições para as escolas que ainda não estão cadastradas podem ser feita no site. É necessário indicar um professor para ser o responsável pela escola junto à Comissão Organizadora Nacional da OBA/MOBFOG para que sejam enviados materiais didáticos e sugestões de atividades para serem aplicados aos estudantes como forma de preparação. O evento é para a rede pública e privada.

Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A OBA é realizada anualmente entre estudantes do ensino fundamental e médio de todo país. O objetivo da olimpíada é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências Similares, além de promover o aumento de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. O conteúdo para as provas da OBA pode ser consultado no regulamento, no site, e os cadernos de aplicação estarão disponíveis um mês antes da data de realização dos exames.

A prova é realizada na própria escola em uma única fase e é dividida em quatro níveis. O caderno contém dez questões e os testes são simultâneos em todas as escolas inscritas. Os participantes devem estar portando no dia da aplicação lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a materiais ou a pessoas e nem o uso de calculadora. A prova é individual.

Mostra Brasileira de Foguetes

A MOBFOG, assim como a OBA, é realizada anualmente entre estudantes do ensino fundamental e médio. A mostra tem como objetivo principal promover o interesse e a participação dos alunos na Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências Similares. Além de estimular o trabalho em grupo, a criatividade e imaginação, ela também inclui a participação de estudantes de Ensino Superior. Todos os participantes vão receber certificados incluindo professores e diretores. E ainda haverá premiações com medalhas.

Texto: Mariane Gomes sob supervisão do jornalista Leonardo Melo
Publicação: 03/03/2020