Escolas da Rede Municipal e da Funec realizam atividades educativas de prevenção e combate à dengue

Considerando o atual cenário brasileiro de descontrole do mosquito Aedes aegypti e de uma possível epidemia de doenças associadas a esse vetor como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, as unidades escolares da Rede Municipal de Contagem e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), vem realizando atividades educativas de prevenção e combate ao mosquito, junto com as comunidades escolares.

Conforme ressalta a secretária municipal de Educação e presidente da Funec, Sueli Baliza, a questão da dengue ultrapassa o trabalho do combate ao mosquito. “Além de empreender ações de limpeza, capina, retirando tudo aquilo que pode acumular água e se tornar um reservatório para que o vetor se desenvolva, tanto nas escolas da educação infantil, ensino fundamental, creches parceiras e Funec, estamos com um trabalho muito intenso. Estou convocando os diretores para que coloquem o nosso ‘bonito exército’ de alunos nas ruas, nas suas casas. Nós sabemos que hoje o principal foco do mosquito está dentro das residências, então nós precisamos que nossos próprios alunos orientem os seus familiares e sejam os nossos fiscais.  As escolas estão se mobilizando, acredito que a colaboração da Educação nesse processo seja de fato muito importante”, afirmou.

Os projetos que a Rede Municipal de Educação e a Funec vêm desenvolvendo envolvem a todos, dos funcionários, estudantes até as famílias. As escolas têm promovido diversas formas de abordar o tema de maneira engajadora. Passeata e caminhada contra a dengue, roda de conversa, vídeos, construção de armadilhas para pegar o mosquito, confecção de murais informativos e palestras, são algumas das atividades desenvolvidas. Os estudantes têm compartilhado informações que ainda eram desconhecidas por boa parte da população, muitos produziram materiais de divulgação e escreveram textos para compartilhar as descobertas que fizeram com toda a comunidade.

Para conscientizar e envolver ainda mais a comunidade escolar no combate ao mosquito, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a apresentação do Esquete teatral Grupo “Agente em Cena” em 25 escolas. O esquete apresenta inúmeras possibilidades para os professores explorarem o tema na sala de aula, envolvendo pesquisas, análises de dados e debates.

A Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, no bairro Darcy Ribeiro, na Regional Vargem das Flores, promoveu uma caminhada com os alunos no entorno da escola. Acompanhados com um carro de som, eles foram conscientizando os moradores sobre a importância de não jogar lixo em lotes vagos e também recolheram materiais inservíveis que poderiam acumular água. Segundo a diretora da escola Maria da Conceição Ribeiro, é muito importante essa ação, pois logo que a prefeitura limpa o local, algumas pessoas já sujam tudo novamente. “Falamos constantemente sobre os problemas que o acúmulo de lixo traz para a nossa comunidade e como combater a dengue. Tivemos muitos casos de dengue aqui na escola. Precisamos da união e ação de todos”, disse.

O vice-diretor da Funec Centec, Reinaldo Nogueira, também destacou o trabalho feito com os alunos já que mais de 50 pessoas entre estudantes e funcionários já tiveram dengue este ano. “O professor Domingos do Curso Técnico em Análises Clínicas vem trabalhando em sala de aula com foco na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito e nós temos um grupo de vigilância dos servidores que atuam para remoção dos focos na unidade. Como são 350 adolescentes, acredito que estamos formando agentes multiplicadores para atuar no combate à dengue”, disse.

Combate à dengue

A Prefeitura de Contagem está trabalhando em ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, dispondo de um plano emergencial para conter o avanço da dengue. Além do posto emergencial de atendimento na UPA JK, a Prefeitura instalou 31 unidades sentinelas nas oito regionais da cidade, identificando, investigando e tratando, quando confirmados, casos das doenças. Além de dispor de um posto emergencial para atendimento de crianças com suspeita de dengue no Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus. Como forma de controle, a Prefeitura tem disponibilizado carros com o Fumacê e destinado cerca de 250 agentes de combate às endemias, que realizam visitas e orientam as comunidades quanto a correta destinação do lixo e como eliminar o foco de criadouro do mosquito.

Repórter: Vanessa Trotta
Publicação: 3/5