Escolas da Rede Municipal de Contagem já podem fazer o cadastramento de estudantes com deficiência para o ano letivo de 2022

As unidades de ensino da Rede Municipal de Contagem devem realizar o cadastramento dos(as) estudantes com deficiência que estejam matriculados nas respectivas escolas. A ação é importante para assegurar a oferta de atendimento especializado e adequado a cada caso.

O link para realização do cadastro está disponível no blog Estuda Contagem e ao fim desta matéria. O registro das informações atualizadas dos estudantes com deficiência deverá ser feito pelos(as) secretários(as) escolares, no ato da matrícula.

O prazo para atualização do cadastro vai de 05 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022. Nos casos de movimentação do estudante na Rede, seja por transferência de unidade escolar, mudança de turno ou outro motivo, é necessária a atualização imediata no cadastro junto à Superintendência de Projetos Especiais e a Diretoria de Inclusão, da Secretaria Municipal de Educação – Seduc, através do e-mail seduc.inclusao@edu.contagem.mg.gov.br.

O link para cadastro dos(as) estudantes com deficiência é: https://forms.office.com/r/v4AwZNm2Rg

Atendimento Educacional Especializado

A Prefeitura de Contagem, através da Seduc, oferta diversas opções de atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência.

Os monitores de inclusão escolar atuam dentro das salas de aula e prestam apoio pedagógico aos estudantes com deficiência visual, auditiva, intelectual, física, Transtorno do Espectro Autista -TEA e Transtorno global de Desenvolvimento, assim como auxiliam nas rotinas escolares e na comunicação alternativa e assistiva e também nos cuidados básicos de higiene e alimentação.

Compete aos intérpretes de Libras (língua brasileira de sinais) a tradução e interpretação da Libras e da língua portuguesa utilizando a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua do estudante surdo, auxiliar na comunicação de estudantes surdos ou surdocegos em consonância com a proposta pedagógica da Rede de Ensino de Contagem e promover o desenvolvimento dos educandos, atendendo com disponibilidade e dedicação aos estudantes.

Já os instrutores de Libras devem ministrar aulas de Libras para estudantes surdos e promover o conhecimento sobre a língua e a cultura das pessoas surdas, de maneira a promover a inclusão escolar, bem como colaborar na definição de ações, atividades e procedimentos de avaliação no processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Entre outras atribuições, devem também produzir material didático específico para os estudantes surdos.

Os cuidadores devem prestar atendimento e acompanhamento dos estudantes com deficiência nas escolas ou em atividades extracurriculares, desde que relacionados à escola e demais estudantes da classe, auxiliar nas atividades da vida diária. Também devem ajudar com manobras posturais de transferência e de locomoção do estudante, conforme conhecimentos previstos para sua ocupação, assim como facilitar a socialização, entre outras.

Os técnicos de enfermagem, por sua vez, devem prestar, entre outras coisas, cuidados de higiene e conforto ao estudante, zelar por sua segurança e alimentação, realizar curativos e administrar dietas e medicações com prescrição médica, atendendo estudantes acometidos por enfermidades de alta complexidade e invasivas como traqueostomia, oxigenoterapia e gastrostomia.

Repórter Fernando Dutra