Escola Walter Fausto do Amaral recebe projeto Cine Itinerante

O projeto Cinema Itinerante, produzido pela empresa Cepar Cultural, realizou mais uma exibição gratuita de filmes para os estudantes da Escola Municipal Walter Fausto do Amaral e a comunidade da região do Nacional. Aprovado pela Secretaria Especial da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cinema Itinerante carrega toda a estrutura de uma sala de cinema por onde passa com um telão, poltronas para cerca de 90 pessoas e banheiros.

As sessões na E. M. Walter Fausto aconteceram nos dias 10 e 11 de fevereiro, sendo cinco em cada dia e de forma gratuita. O caminhão que é estruturado para a exibição dos filmes, se alocou na rua próxima a escola, onde cerca de 800 alunos aproveitaram a atividade cultural e ainda receberam pipoca e refrigerante. O diretor da Walter Fausto, Gilson de Oliveira, falou como a escola se organizou para participar do projeto. “Fiz uma reunião com os professores antes do Cine Itinerante chegar para alinharmos tudo e por volta de 7h o caminhão chegou e as crianças foram encaminhadas para a primeira sessão do dia.”, disse.

Gilson ainda ressaltou como a comunidade ficou feliz em ter uma atividade diferente na região. “Os pais e vizinhos comentaram como as crianças saíam alegres a cada sessão. Pela localização da escola ser em uma região carente, foi muito importante as crianças terem esta oportunidade, pois muitas nem tem acesso a esse tipo de entretenimento cultural”, comentou.

Sobre a programação

Foi repassado à escola uma relação de filmes para serem escolhidos e exibidos. A seleção foi feita de acordo com a faixa etária dos estudantes regularmente matriculados. Além disso, a partir de 18h30 uma sessão especial foi aberta para toda a comunidade.

O projeto que viaja por todo o país depende de patrocínios para ser realizado e como as cidades que já o receberam tem gerado uma repercussão positiva, os contratos com as empresas e marcas que se dispõem a se associarem a ação normalmente são renovados o que possibilita que o projeto retorne para alguma cidade. Em Contagem, o patrocínio foi do supermercado Atacadão.

Texto: Mariane Gomes sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta

Foto: Divulgação