Escola trabalha teoria e prática com o projeto “Educando com a Horta”

A ação engloba estudantes da educação infantil até o 9ª ano da escola Hilda Nunes dos Santos.

Idealizado na Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos, na Regional Vargem das Flores, o projeto “Educando com a Horta” repercute positivamente nos alunos melhorando, de uma forma multidisciplinar e saudável, o comportamento dos estudantes no que diz respeito a alimentação. A direção da escola explica que o trabalho é feito com estudantes dos 3 aos 14 anos de idade. Em todas as aulas práticas são introduzidas questões teóricas para reforçar o aprendizado dos alunos.

Tudo começa bem cedo quando os alunos se dividem entre as salas de aulas com os fundos da escola. No local existe uma horta com os mais diversos produtos plantados como frutas, verduras e legumes, tudo bem fresquinho. Todos os processos de compostagem, preparação da terra e plantio são feitos pelos alunos com a ajuda dos professores e direção.

O mais interessante é que desde o início do projeto os estudantes aprenderam a comer de forma saudável e, com isso, estão ensinando aos pais a fazerem todo o processo no terreno de suas casas. Na escola, existe um dia para a colheita quando os pais são convidados, com isso é feito a distribuição de alguns alimentos. Há também a prática feita pelas cantineiras na criação de bolos e sucos com as frutas, verduras e legumes da horta.

As habilidades relacionadas aos componentes curriculares de Geografia, Ciências, Educação Física e também da Língua Portuguesa e Língua Inglesa são trabalhados em todo o processo feito no cultivo dos alimentos, uma vez que os alunos participam desde o preparo da terra até a produção de receitas com os alimentos ali cultivados.

O assessor Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Gustavo Henrique da Costa, acompanhou parte do processo de plantio feito pelos estudantes e salienta que práticas como essa são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. “Ele engloba habilidades de vários componentes curriculares e reforçando hábitos saudáveis promovendo a qualidade de vida”, destaca.

Para a diretora Sueli Lagioto a atividade desenvolvida no “Educando com a Horta” tem grande significado para os estudantes e para toda a comunidade escolar. Isso porque as crianças e jovens participam de todo o processo proporcionando uma integração entre famílias e escola. “Uma vez que os estudantes realizam o plantio, fazem o acompanhamento do crescimento das hortaliças e legumes, bem como a colheita e o preparo de alguns alimentos junto às famílias na escola. Isso proporciona uma valorização dos costumes e da cultura dos moradores do bairro Tupã”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 09/05/2018