Escola Municipal Eli Horta promove bate-papo sobre a criação de jornal e ações de leitura nas salas de aula

O projeto é idealizado por três estudantes do 7ª ano.

Jovens talentosas e motivadas em comunicar. Esse é o perfil de três estudantes da Escola Municipal Eli Horta Costa, Regional Sede, que pensaram num projeto denominado “Todos Pela Leitura (TPL)”. Dentro dessa concepção veio um jornal que visa incentivar os colegas de classe à leitura e informar também as ações por dentro da própria escola.

As jovens garotas, de 12 anos, do 7º ano, Lívia Caldeira Tomas, Maria Eduarda da Silva Calixto e Iana Viana Pereira, fizeram acontecer o TPL com um pensamento único em que pudessem englobar atividades feitas nas escolas. “Jornais, livros, revistas abrem portas para o conhecimento e complementam com ações de cidadania”, afirma Lívia.

O TPL, ainda em fase inicial ganhou as páginas em Word (processador de texto), nele podia-se ver pequenos artigos e fotos com ações desenvolvidas pela escola, como o plantio da horta nas dependências, dicas de leitura, Bienal do Livro, poemas, horóscopo e outros.

Tudo foi feito em comum acordo e também com a colaboração de outros colegas que estão opinando na realização do jornal da escola. “Percebemos que todo o projeto na escola tem sentimento de pertencimento. A leitura por meio do jornal da escola trará a participação e agregamento de conhecimento, amizade entre alunos de diversas turmas e um novo olhar sobre o que é a escola na vida do estudante”, finaliza a diretora, Márcia Rocha Oliveira.

O TPL está ganhando novas páginas e até o final do ano será apresentado aos estudantes em formato impresso.

Texto e foto: Leonardo Melo
Publicação: 10/09/2019