Escola municipal é trampolim para a carreira de atleta

Projeto executado no Riacho das Pedras encaminha estudantes para clubes tradicionais

Fora da sala de aula, 420 alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, localizada no bairro Riacho das Pedras, em Contagem, participam dos treinos de vôlei, basquete, futsal e tênis de mesa e testam o raciocínio em duelos de xadrez. O projeto esportivo foi criado para melhorar a qualidade de vida e promover a interação entre os estudantes. Frutos já estão sendo colhidos: nos últimos três anos, a instituição levantou o troféu em 18 competições.

Um dos exemplos de grandes conquistas foi o título estadual de vôlei masculino. Na mesma modalidade, porém no feminino, a escola ficou com o vice-campeonato. “Sou feliz por fazer parte de um grupo vencedor”, comemora a diretora Keila Valadares.

O projeto é executado há 23 anos e tem revelado promessas principalmente no vôlei. O ex-aluno Wedmon Souza, por exemplo, faz parte da categoria de base do Cruzeiro. Luana Ravechy, que deu os primeiros saques no projeto, integra a equipe do Minas Tênis Clube.

A estudante Lívia de Oliveira, de 13 anos, também garantiu uma vaga no Cruzeiro. “Eu tenho um lema na minha vida, que é ser jogadora. Treino muito duro para isso. Acredito que o trabalho feito na Carlos Drummond vai me ajudar cada vez mais em busca do meu sonho”, destaca.

O projeto é o xodó da escola, que reservou um cantinho especial para todos os troféus conquistados pelos alunos. E se depender da turma, logo o espaço estará mais cheio. Os estudantes se preparam para os Jogos Olímpicos de Contagem. “A meta é vencer as etapas municipais, regionais e levantar a taça do estadual”, destaca Cléber Araújo, um dos coordenadores do projeto.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Elias Ramos