Escola Francisco Borges Fonseca recebe o projeto “Hortas Urbanas”

Objetivo é falar de alimentação saudável e meio ambientes aos alunos da rede municipal de ensino.

Focado na alimentação saudável e nas questões relacionadas ao meio ambiente, o Projeto Hortas Urbanas, iniciado em 2017 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), chegou a Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, localizada na Regional Eldorado. Primeira escola a receber o projeto em 2018. Uma grande novidade para esse ano é a parceria estabelecida com o Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf).

Por meio dessa parceria, foi determinado que pelo menos uma escola por mês seja beneficiada com a implementação do projeto, e que todas as regionais do município sejam atendidas até dezembro desse ano. Por se tratar de uma equipe multidisciplinar, composta por assessores Educacionais da Diretoria de Educação Ambiental e pelos Técnicos do Cmauf, é possível levar aos estudantes uma proposta de educação ambiental mais ampla e diversificada, abordando os cuidados com o nosso planeta, o meio ambiente, nossa saúde e alimentação saudável.

Na ocasião, estavam presentes os estudantes e professores, a direção da escola, as equipes de Educação Ambiental e do Cmauf, além da secretária de Desenvolvimento Social Luzia Ferreira que, na oportunidade, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias, o sucesso do projeto e a necessidade de ampliar ainda mais esse trabalho.

Além do plantio das hortaliças, os estudantes foram contemplados com palestras de educação ambiental e apresentações artísticas. Eles aprenderam, também, receitas saudáveis de sucos naturais, acompanhando a preparação e degustaram as receitas preparadas com as hortaliças orgânicas produzidas no Cmauf.

Reportagem: Túlio Andrade
Foto: Túlio Andrade