Escola do Riacho ganha nova horta em espaço revitalizado

A equipe do CMAUF deu apoio na revitalização.

A Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, situada na Regional Riacho, recebeu a equipe do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (CMAUF), para uma inauguração oficial perante a sua comunidade escolar. O local ganhou uma horta feita pelos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O fato ocorrido na manhã do último sábado (16) contou também com aulas de bem-estar, saúde e cultivo de plantas medicinais feitas em garrafas PET.

Tudo começou bem cedinho com a chegada dos estudantes que lotaram a quadra da escola e familiares. Em seguida, a equipe do CMAUF preparou uma aula bem didática sobre os cuidados com a saúde e a importância de se alimentar bem. Também foi mostrado o uso ecológico de garrafas PET para o plantio de mudas. Logo mais, foi a vez do público visitar a horta que ficará nos fundos da escola.

No novo espaço, era possível ver um ambiente totalmente repaginado com o plantio de grama, uso de madeiras para cercar cada seguimento da horta e também mesas e bancos feitos de concreto para o descanso na hora do recreio. “Esse trabalho propõe a importância da alimentação saudável e também do cuidado com a saúde no que tange às atividades físicas. Sabemos que a horta é feita para todas as idades e com isso acreditamos que cada indivíduo pode se alimentar melhor de uma maneira prática e fácil de fazer em casa”, destaca a diretora da escola, Luciana Reis.

A horta da escola vai contar com mudas de alface, cebolinha, couve, taioba, alho, cenoura, beterraba, plantas medicinais, entre outros. A ideia da escola é plantar alimentos de fácil acesso e cuidado. O ambiente já conta também com pomares, pés de acerola, abacate, ameixa e flores nativas.

Durante o evento, a equipe do CMAUF distribuiu mudas de plantas para a comunidade e intensificou a ideia do plantio e cuidados com as plantas dentro de cada ambiente, sendo ele em moradias ou espaços urbanos. “O CMAUF fica lisonjeado em participar da reforma dos canteiros na escola e também de passar uma mensagem sobre os cuidados e deveres com a saúde por meio da alimentação saudável”, finalizou a Gerente do CMAUF, Maria José Mendes Estevão.

Reforma do CMAUF

No início da tarde de sábado, ocorreu uma celebração da apresentação do novo prédio do CMAUF que será revitalizado em Contagem. Após seis meses de muita negociação com o governo, foi aprovado a reforma da quadra e do prédio interno e externo. O espaço que continha as hortas em local aberto será todo de alvenaria, tudo bem novinho e adequado ao trabalho exercido pela equipe.

Tudo foi possível também graças à parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que contribuiu com 60 apoiadores para a reforma de ambientes sociais e Contagem ganhou essa parceria que também contará com a força da comunidade local na conservação e plantios de mudas.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Ricardo Lima