Equipes de Contagem se destacam na etapa estadual dos JEMG 2019

Pela primeira vez, atletas disputaram as modalidades de atletismo paraolímpico e bocha paraolímpica com a E.M. Heitor Villa-Lobos, e badminton com a E. M. Carlos Drummond de Andrade.

Contagem teve presença marcante na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2019), realizada na cidade de Uberlândia, entre os dias 29 de julho e 3 de agosto. Participaram cerca de 150 atletas de escolas municipais, estaduais e particulares, nas modalidades de voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo, que tradicionalmente já participam dos jogos. E, pela primeira vez, atletas disputaram as modalidades de atletismo paraolímpico e bocha paraolímpica com a E.M. Heitor Villa-Lobos, e badminton com a E. M. Carlos Drummond de Andrade.

Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das competições é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Neste ano, os Jogos Escolares de Minas Gerais bateram recorde de inscritos, com 839 municípios, o que representa mais de 98% do total das cidades do estado. Em abril e maio, foi realizada a etapa microrregional, em 50 cidades-sede. Em junho, os classificados disputaram a etapa regional no Centro, Norte, Sul, Triângulo, Vale do Aço e Zona da Mata.

As equipes e atletas de Contagem conseguiram posição de destaque, e os campeões desta etapa representarão Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude, o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes (fonte: COB). Este ano os Jogos Escolares da Juventude serão realizados em três cidades de acordo com a modalidade: Cascavel (PR), Blumenau (SC) e São Paulo (SP).

Resultados de Contagem:

– Campeão Voleibol Feminino Módulo I – Colégio Novos Tempos – Representará Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude na cidade de Blumenau de 21 a 25/11/2019.

– Campeão Handebol Feminino Módulo I – Colégio Novos Tempos – Representará Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude na cidade de Cascavel entre os dias 02 e 06/09/2019.

– Campeão Tênis de Mesa Feminino Módulo II – FUNEC Inconfidentes, aluna Vitória Kiffer – Representará Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude na cidade de Blumenau de 26 a 30/11/2019.

– Campeão Bocha paraolímpica, classe F33 – E. M. Heitor Villa-Lobos, aluna Maria Beatriz – Representará Minas Gerais nas Paraolimpíadas Escolares na cidade de São Paulo de 18 a 23/11/2019.

– Vice Campeão de Vôlei de Praia Feminino – Colégio Novos Tempos

– Terceiro Colocado Voleibol Feminino Módulo II – Colégio Novos Tempos

– Vice Campeão Bocha paraolímpico, classe BC3 – E. M. Heitor Villa-Lobos, aluno João Bernardo

– Terceiro Colocado Arremesso de Peso Paralímpico, classe 20 – E. M. Heitor Villa-Lobos, aluno João Victor.

– Vice campeão torneio Blitz de Xadrez – FUNEC Inconfidentes, aluno Bruno Leonardo.

– Terceiro Colocado Judô, categoria Superligeiro – Núcleo Educacional Francisca Campos, aluno Arthur Vinícius.

– Segundo Colocado Judô, categoria Leve – Instituto Eros Gustavo, aluno Carlos Roberto Silva.

Reportagem: Marcelo Grillo
Publicação: 06/08/2019