Educarte Industrial

O programa de Educação Integral de Contagem conta com espaços educativos que ofertam oficinas de diversos temas ligados à cultura, recreação, esporte, preservação ambiental e apoio pedagógico. Atualmente, nossa cidade conta com três desses espaços, que são denominados Educartes. Além destes, temos também o Centro de Educação Integral (CEI) Ressaca, que desenvolve oficinas de forma concomitante com o currículo escolar para os estudantes da Escola Municipal Profª Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa. CLIQUE AQUI.

Nas próximas publicações, apresentaremos estes espaços e algumas atividades por eles desenvolvidas, iniciando hoje com o Educarte Industrial.

Educarte Industrial

O Educarte Industrial é coordenado pela professora Adriana Costa e está localizado na rua Osório de Morais, nº 957, bairro Industrial, juntamente à Escola Municipal Professora Lígia Magalhães. São atendidos cerca de 200 estudantes, com idade entre 04 e 16 anos.

Atualmente, são ofertadas oficinas de apoio pedagógico, artesanato, capoeira, circo, dança, esportes, música, teatro e tecnologia. Estas oficinas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, físico e afetivo dos estudantes. Estimular o interesse deles em relação ao processo de construção de conhecimentos, valorizando o ensino e propiciando formas que se engajem cada vez mais na busca de aprender coisas novas, contribui para a diminuição das desigualdades e na formação de cidadão ativo e participativo.

Devido à Pandemia desencadeada pelo Coronavírus em 2020 e à necessidade de combate à proliferação do vírus, medidas de distanciamento social foram surgindo e o atendimento presencial não pôde mais ser feito. Diante desta situação, o atendimento aos estudantes precisou ser reestruturado, passando a ser efetuado de forma virtual.

Esta nova realidade, como algo novo para todos, desencadeou algumas preocupações, desde como efetivamente chegar aos estudantes, até outras ligadas à adaptação ao meio virtual, que se relacionaram ao acesso e à utilização deste meio pelos estudantes e instrutores. Diante desta situação, todos aqueles que se relacionam com o Educarte Industrial foram aprendendo novas formas de ensinar, construir, vivenciar e aprender. Oficinas são postadas em uma página do Faceebook, denominada Educação Integral (https://www.facebook.com/adriana.integral.104). Lá os estudantes têm acesso aos vídeos das diversas oficinas e atividades desenvolvidas pelos instrutores que atuam neste espaço.

Abaixo, você pode acessar duas atividades que estão em nosso canal do YouTube, realizando a leitura do QrCode.

Apresentamos também uma atividade de artesanato, feita com a utilização de materiais recicláveis, que foi desenvolvida pelo Educarte Industrial. Esta atividade se chama Gatinho de copo e abaixo é descrito seu passo a passo.

Materiais necessários: um copo, três canudinhos de plástico, durex, folha em branco (para desenhar) e tesoura sem ponta.

Acompanhe nossas próximas publicações onde traremos mais informações e atividades desenvolvidas pelos espaços educativos da educação integral.