Educadores preparados para realizar o cadastro escolar nas instituições de ensino

Procedimento é uma forma de ter mais chances de conseguir uma vaga perto de casa

Cerca de 200 secretários escolares das unidades municipais de educação infantil (Umeis), creches conveniadas e escolas de Contagem participam de uma capacitaçãosobre o cadastro escolar dos estudantes que vão ingressar na educação infantil e no ensino fundamental no próximo ano.

O encontro é realizado pela Superientendência de Organização e Administração da Rede Escolar, da Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Seduc). Os secretários escolares puderam conhecer o sistema eletrônico de cadastramento, a resolução e as diretrizes do processo.

“O cadastro é o instrumento para fazermos a análise e o encaminhamento para a escola. É extremamente importante realizar o processo para que tenhamos o diagnóstico da demanda e consequentemente encaminharmos os estudantes para as escolas da melhor forma possível”. O processo faz com que os estudantes tenham mais chances de serem matriculados em uma escola perto de casa”, destacou o dirigente educacional da Seduc, Rodrigues Eustáquio Cipriano.

O Cadastro Escolar começa nesta segunda-feira, 11 de junho. Devem realizar o cadastro, pais ou responsáveis de crianças que vão ingressar na educação infantil e que tenham nascidas a partir de 01 de julho de 2013; crianças que possuem 6 anos completos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2019 e que vão ingressar no ensino fundamental; crianças de outras localidades ou transferidas de escolas particulares.

O cadastro para as crianças que irão estudar na educação infantil é feito na Umei ou escola mais perto de casa. O prazo vai até 29 de junho. É necessário levar certidão de nascimento; comprovante de residência em nome do responsável; laudo médico para crianças ou pais/responsável com deficiência; cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão Bolsa Família (se cadastrado).

Já para quem vai ingressar no ensino fundamental, o cadastro deve ser feito pela internet. O link estará disponível no site Estuda Contagem a partir de segunda-feira, 11 de junho. Os pais ou responsáveis que não possuem acesso à internet devem procurar as escolas municipais para garantirem o cadastro dos estudantes. As inscrições vão até o dia 22 de junho.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Leonardo Melo