Educadores participam de formação sobre Relações Étnico-Raciais e o Feminino

Ao todo 120 profissionais de biblioteca participaram do evento

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Fundação de Ensino de Contagem (Funec) promoveram uma roda de conversa para os profissionais das bibliotecas das unidades escolares. O foco foi debater questões das relações étnico-raciais, o feminino, a literatura e a diversidade numa abordagem histórica.

O evento foi promovido por meio de uma parceria entre o Programa de Biblioteca e Leitura e a Diretoria de Relações Étnico-Raciais e Gênero da Seduc. Cento e vinte pessoas estiveram presentes. Ao longo do ano, várias outras ações têm sido realizadas em atendimento à lei 10.639/2003, que estabelece a inserção do estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica.

A palestra foi ministrada pela Diretora de Relações Étnico-Raciais e Gênero, Rosângela da Silva que abordou os processos históricos da construção do racismo no Brasil, além dos aspectos de gênero e raça na literatura brasileira e infantil. “A relevância do estudo desta temática diz respeito a todos os profissionais atuantes no ambiente escolar. Superar o racismo, trabalhar pelo fim das desigualdades social e racial e empreender a reeducação das relações étnico-raciais. A escola tem papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados”, destaca.

Os profissionais de bibliotecas tiveram a oportunidade de refletir e debater sobre o racismo, o mito da democracia racial, discriminações, intolerância e os mais diversos preconceitos. Ao longo do ano, a Formação dos Profissionais de Biblioteca abordou temas relacionados à diversidade e às relações étnico-raciais e várias ações relativas a este tema estão sendo realizadas nas bibliotecas escolares.

A Seduc e a Funec pretendem acompanhar estas ações, além de produzir um catálogo virtual para divulgar estas práticas e valorizar a atuação dos profissionais comprometidos com uma educação de qualidade no município.

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 22/10/2018