Educação Integral em Contagem: Educarte Estação do Saber

Na publicação anterior, elaborada pela Superintendência de Educação Integral, apresentamos o Educarte Industrial e as atividades desenvolvidas por este espaço educativo. Hoje daremos sequência nesta apresentação, falando sobre o Educarte Estação do Saber. 

Educarte Estação do Saber

O Educarte Estação do Saber é coordenado pela professora Rosália Cruz e está localizado na rua Carlos Vitoriano de Sá, nº 920, bairro Bela Vista. Lá são atendidos cerca de 70 estudantes, com idade entre 06 a 14 anos (Ensino Fundamental), e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). CLIQUE AQUI.

Neste espaço educativo, são desenvolvidas oficinas de apoio pedagógico, capoeira, dança, educação ambiental e música. Diante do cenário estabelecido em março de 2020, mediante o decreto da pandemia causada pelo novo Coronavírus, medidas de distanciamento social foram necessárias e, desde então, o desenvolvimento das atividades passou a ocorrer de forma virtual.

As oficinas foram adaptadas e planejadas de modo a atender remotamente os estudantes. Foram utilizados diferentes canais de comunicação, tais como: YouTube, Facebook e WhatsApp, visando a dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, bem como manter a aproximação com as famílias.

As atividades desenvolvidas em cada oficina são elaboradas junto à coordenação do espaço, com intuito de ofertar inúmeras possibilidades de se movimentar e interagir. Cada oficina contribui para a formação integral dos estudantes, que praticam atividades físicas por meio das oficinas de capoeira e dança; e são incentivados a promover o cuidado com o meio ambiente, na oficina de meio ambiente; aprendem e desenvolvem conhecimentos sobre teorias musicais e instrumentos, mediante a oficina de música. Também são abordados conteúdos relativos à matemática e à língua portuguesa, de forma lúdica, por meio da utilização de jogos didáticos, pelas oficinas de apoio pedagógico.

Além das atividades desenvolvidas nas oficinas, o Educarte Estação do Saber propõe também dicas de filmes e vídeos ligados a temas como cultura, atualidade e assuntos diversos, buscando, além do entretenimento gerado por estes, ofertar ao estudante oportunidades de reflexão mediante os temas apresentados.

Elencamos quatro atividades desenvolvidas pelos instrutores do Educarte Estação do Saber para compartilhar com vocês. Abaixo, estão duas atividades disponíveis em nosso canal do YouTube (CLIQUE AQUI), e para acessá-las basta realizar a leitura do QrCode.

Apresentamos também uma atividade desenvolvida na oficina de apoio pedagógico, voltada para estudantes do Ensino Fundamental.

Atividade 1 – Jogo Adedonha / Adedanha

Para esta atividade, você precisará de uma folha de papel e um lápis para cada jogador e não há limite de participantes. Para iniciar o jogo, cada participante deverá fazer uma tabela em sua folha. As colunas indicam o tema e as linhas serão as palavras que preencheremos, conforme exemplo abaixo:

Após a elaboração da tabela do jogo, deve-se verificar a letra utilizada naquela rodada. Para tanto, os participantes dirão “adedanha” e indicarão números com seus dedos. Um participante contará o número total de dedos apresentados por todos os participantes e irá relacioná-lo com o alfabeto. Exemplo: 1 (A), 2 (B), 3 (C), e assim sucessivamente, até totalizar o número de dedos colocado. Após o sorteio da letra, cada participante deve preencher os temas, relacionando uma palavra à letra.

Cada participante preenche a linha destinada à letra sorteada, de forma silenciosa, sem que os demais participantes saibam o que cada um preencheu. Após todos preencherem a linha completa, ou caso desista de preencher, deixando o espaço em branco, passa-se para a contagem dos pontos, momento em que cada participante indicará a palavra que colocou e escrever sua pontuação abaixo dela. Palavras iguais valem 5 pontos e palavras diferentes 10 pontos.

Após a pontuação por palavra, cada participante somará seus pontos da linha e escreverá na soma total.

Assim, o jogo vai acontecendo e, ao preencher toda a tabela, haverá uma soma total, indicando o participante que conseguiu fazer mais pontos.

Observação: por se tratar de um jogo, este pode conter variações e ser alterado pelos participantes. Abaixo, há algumas possíveis alterações:

· Indicar outros temas como profissão, FNDS (filmes, novelas, desenho e séries), modelo de carro, entre outros;

· Utilizar tempo máximo para preencher a linha. Exemplo: 2 minutos a partir do momento que a letra foi indicada;

· Utilizar os comandos “pare” ou “stop” para finalizar o preenchimento da linha. Para tanto, o primeiro participante que preencher toda a linha dirá uma dessas palavras e os demais participantes deverão cessar o preenchimento, mesmo que deixe colunas em branco. Após este comando, contam-se os pontos daquela rodada.

Na próxima publicação, apresentaremos o Educarte Lucas Braga e algumas das atividades desenvolvidas neste espaço. Aguardamos você!