Educação Inclusiva é tema de live para profissionais da área

Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir da iniciativa da professora Maria Cláudia Marques das Escolas Municipais Ana Guedes Vieira e Maria do Carmo Orechio, promoveu no dia 30 de junho uma live sobre “Educação Inclusiva. 

O encontro foi transmitido por meio da plataforma Google Meet e contou com a participação da Dra. Maria Tereza Mantoan que falou sobre “Diferenciar para incluir ou para excluir?”, para cerca de cem profissionais da Rede de Educação de Contagem. Entre os presentes estiveram dirigentes escolares, pedagogos, professoras do AEE, professores, intérpretes e instrutores de Libras que tiveram a oportunidade de refletir sobre práticas e desafios para inclusão escolar de todos. 

A professora Maria Cláudia Marques falou sobre a dinâmica do encontro. “O tema Inclusão Escolar, diferenciar pra incluir ou excluir na perspectiva de uma escola para todos é um conceito que vai de encontro as ações que têm sido desenvolvidas pelo setor de inclusão. A dinâmica do evento perpassou primeiro pela fala da Dra. Mantoan, em seguida às considerações sobre a fala da mesma pelas mediadoras e logo depois, foi aberto para interação a partir das questões propostas pelos presentes. O evento foi um sucesso!”, disse. 

A superintendente do setor de Inclusão da Secretaria de Educação (Seduc) e uma das mediadoras do evento, Ludmilla Skrepchukcomentou como a presença de uma profissional que é referência da área de Inclusão Escolar no país contribuiu para o aprendizado de todos e também agradeceu à professora Maria Cláudia que organizou o encontro. “Ter a Mantoan em uma live da rede é uma honra para todos do Setor de Inclusão Escolar e uma oportunidade ímpar de refletir, debater junto com a principal autora da área de inclusão no Brasil e no mundo. Então, fiquei extremamente feliz com o aceite dela em participar desse grupo de estudo e parabenizo a professora Maria Cláudia, pela iniciativa de convidá-la para participar dlive”, concluiu. 

Esse foi o primeiro encontro online de estudos de reflexão e transformação no campo da Educação Escolar Inclusiva. 

Repórter: estagiária Mariane Gomes, sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta

Foto: Geraldo Tadeu / Divulgação