EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) – TRABALHANDO COM MÚSICA

“Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”.
Paulo Freire

Esta modalidade de ensino é especial, pois estamos trabalhando com jovens e adultos/as, assim, partimos do princípio de que já possuem uma bagagem cultural relevante, suas vivências colaboram para que tenham alguns conhecimentos prévios significativos, portanto, é fundamental que esses conhecimentos sejam considerados. Investigue o que eles/as conhecem sobre música, gêneros musicais e textos instrucionais como receitas culinárias. CLIQUE AQUI.

Estratégias e recursos da aula

1-Educador, envie pelo meio eletrônico mais acessível aos seus educandos a música “Cio da Terra” de autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento com som e letra;

2-Peça aos educandos que tenham em mãos algumas receitas culinárias escritas, para isso, sugerimos o site http://www.livrodereceitas.com. Este material será muito útil em suas aulas.

Explorando a música “Cio da Terra”

Questione os educandos sobre o tipo de música de que gostam. Do que mais gostam na música: do som dos instrumentos (melodia) ou da letra? Investigue quem conhece a música “Cio da Terra”. Do que fala esta música?

Peça ao educando que se grave, cantando ou recitando a letra da música.

Como os adultos vivem em um mundo letrado, eles já têm familiaridade com músicas e poemas. Explique que esta música é um poema, por isso, está escrita em versos e estrofes. Explore o significado de verso e da estrofe.

A rima é um recurso usado nos poemas para dar sonoridade, consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica, mas nem todo poema tem rimas.
Você pode propor, também, uma brincadeira com rimas, apresentando algumas imagens retiradas de revistas, livros usados etc. Os (as) alunos (as) observam a imagem e falam uma palavra que rima com ela, por exemplo: imagem de um avião o (a) aluno (a) poderá dizer pão, chão etc.

O Cio da Terra

Composição: Milton Nascimento / Chico Buarque

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão…
Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel…
Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão

Registrando no caderno

1- Escreva o título da música.

2- Justifique o nome do poema cantado por Milton Nascimento.

3- Segundo o dicionário Aurélio, a palavra forjar significa “aquecer e trabalhar na forja; caldear, fabricar, fazer (…)”. O que significa o verso do poema “forjar do trigo o milagre do pão”?

4- Interprete o significado de “cio da terra” no poema e registre.

O significado das estrofes:

1ª ESTROFE-

2ª ESTROFE-

5- Localize no poema e circule: na primeira estrofe, as palavras trigo e pão; na segunda estrofe, as palavras cana e garapa; na terceira estrofe, as palavras terra e chão.

6- Agora, descubra essas palavras no caça-palavras e circule ou pinte da cor que você quiser.

D R T E R R A
G A R A P A H
X R I A Y R T
P D G C A N A
F S O H F L S
K C P Ã O N P
O B Z O H X W

Avaliação

Verifique, se seus educandos, realmente, compreenderam o conceito deste gênero textual. Para isso, questione-os sobre o que é uma música e o que é um poema. Qual a estrutura de um poema? Como é escrito? Lembre-se de pedir aos educandos que opinem sobre as atividades realizadas: o que foi bom, o que foi ruim e o motivo.