Diretores e vices eleitos participam de encontro sobre desenvolvimento de aprendizagem

O Plano de Desenvolvimento da Aprendizagem foi elaborado pela Seduc em parceria com o coletivo escolar

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) se reuniu com os diretores e vices eleitos e pedagogos para apresentar as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Aprendizagem, proposto pelo município. O Plano de Desenvolvimento da Aprendizagem é um conjunto de ações discutidas e elaboradas pelas equipes escolares que tem como foco a melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem, para garantir a todos o direito de aprender.

As ações consistem na adequação do planejamento do ensino e da organização do trabalho escolar, considerando as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes ao longo de suas trajetórias escolares, detectadas por meio das diversas avaliações internas. “O compromisso é garantir a aprendizagem de todos os estudantes. Nessa busca, diretores, pedagogos e professores devem dedicar atenção aos processos de ensino-aprendizagem, com o objetivo de elevar os níveis de proficiência de todos os estudantes”, enfatizou a subsecretária de Ensino, Dagmá Brandão.

O encontro contou com a participação da secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, da subsecretária de Ensino, Dagmá Brandão, do subsecretário de Gestão e Operações, Sérgio Mendes e da vice-presidente da Funec, Raquel Parreiras. “O encontro visa dar um direcionamento aos dirigentes, mostrando para onde queremos ir. É uma forma também de instrumentalizá-los de forma que consigamos executar as ações propostas pelo plano”, destacou Sueli.

Cerca de 300 educadores conheceram o plano. Lucy Enoque foi eleita como vice-diretora da Escola Municipal Josefina De Souza Lima. É a primeira vez que assume um cargo de gestão. O encontro foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o trabalho que passa a desempenhar a partir do próximo ano. “O que sustenta o trabalho é o planejamento e esse planejamento escolar precisa estar em acordo com a Secretaria para que o resultado seja coerente, com um norte pautado na qualidade”, finalizou Lucy.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Geraldo Tadeu