Dia nacional dos servidores da educação é comemorado neste domingo

Valorização dos servidores e melhoria nas condições de trabalho são metas da prefeitura.

Quem entra em uma escola não sabe como é complexo proporcionar educação aos estudantes. A equipe precisa ser afinada. Na sala de aula, os professores repassam o conteúdo que é baseado em um currículo. Mas antes de chegar aos professores, as disciplinas são avaliadas e analisadas por pedagogos.

Enquanto uns profissionais cuidam da parte pedagógica, outros se dedicam à área administrativa. São orçamentos, pagamentos, prestações de contas a fazer. Outro setor essencial para o funcionamento escolar é o de serviços gerais. Aqui, cantineiros, porteiros e serviçais trabalham para proporcionar conforto e comodidade aos usuários da instituição.

Trabalho árduo que deve ser valorizado. Por isso, no próximo domingo (6) é comemorado o dia nacional dos servidores da educação. A reportagem da prefeitura passou um dia na Escola Municipal Dona Babita Camargos para conhecer a rotina dos profissionais da educação.

Já na entrada, fomos recebidos pela diretora Maria Auxiliadora de Oliveira. Ela explica que cuidar de uma escola requer muita dedicação. “Precisamos estar atentos a tudo que envolve a escola, já que é nossa missão proporcionar uma melhor educação aos estudantes. Procuro também ser amiga deles, dos pais e dos colegas de trabalho. Se não houver essa interação o trabalho será fracassado”, afirma.

Ainda de acordo com Maria Auxiliadora, cada profissional da educação é importante para o desenvolvimento do aluno. Para a diretora, o bom humor dos porteiros e serviçais faz com que o estudante chegue motivado na sala de aula. “Eu acredito que a escola é um elo onde todos trabalham em conjunto. O espírito da equipe deve ser de união e alto-astral”, enfatiza a auxiliar de serviços gerais, Ivanete Costa.

Comprometida e preocupada com o desenvolvimento dos estudantes, a equipe responsável pela parte pedagógica sabe a importância da função. “O educador sonha em ver os alunos atingirem os objetivos, conseguirem vagas em boas universidades. Quando isso acontece temos a certeza de que nosso papel foi cumprido”, ressaltou a professora, Márcia das Mercês.

E os estudantes reconhecem a importância dos profissionais da educação. A aluna Rúbia Fernandes cursa o 5º ano na Escola Municipal Dona Babita Camargos. A adolescente teve a oportunidade de avaliar os educadores. Rúbia aprovou todos com louvor. “Todos são excelentes. Preocupam com nossa formação e crescimento”, enfatizou a aluna.

Na rede municipal de ensino de Contagem, são 5.670 educadores que atendem 59 mil estudantes em 115 escolas. A Secretaria Municipal de Educação têm criado políticas públicas para melhorar as condições de trabalho dos servidores. Os educadores estão passando por processo de formação em serviço, as escolas estão sendo reformadas para proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários, além da criação do plano de valorização do servidor, como a gratificação para os servidores que atuam na região de Nova Contagem, a equiparação salarial para professores que fazem 40 horas e a criação do centro permanente de formação. “Quero agradecer a todos os servidores da educação pelo empenho e dedicação. Aproveito por parabenizá-los pelo dia do educador e pela importante missão que estão empenhados. Continuemos juntos, para que possamos fazer com que Contagem tenha a melhor educação do Brasil”, ressaltou Joaquim.

Reportagem: Leonardo Melo
Arte: Renata Coura