Dia do bibliotecário é comemorado na rede municipal de ensino

Data destaca a valorização do profissional pelo manutenção do conhecimento

No dia 12 de março é comemorado o dia do bibliotecário. A data é em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que foi considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Nas escolas, os profissionais têm a função de desenvolver projetos de leitura, contação de histórias, organizar e catalogar acervos e gerir o espaço.

O bibliotecário e o auxiliar de biblioteca são essenciais na formação educacional dos estudantes; tanto que na Secretaria Municipal de Educação existe um setor específico destinado à leitura. São quatro profissionais que fazem levantamento de obras, desenvolvem projetos voltados à literatura e assessoram os educadores que atuam nas bibliotecas nas instituições de ensino. “A biblioteca tem como espaço de preservação o conhecimento da humanidade. O profissional que ali trabalha, tem como função cuidar, ser versátil na distribuição e a organização dos livros e ainda acompanhar as grandes tecnologias que vão contribuir para a expansão do saber”, destacou a bibliotecária Claudia Ferreira.

Todas as escolas municipais de Contagem possuem bibliotecas. Elas são compostas por livros literários, didáticos, científicos, gibis, revistas e jornais. Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação vai investir ainda mais no segmento literário. Foram adquiridos 25 mil livros que serão distribuídos a todas as escolas. As minibibliotecas ficarão em sala de aula. O objetivo é disponibilizar material de qualidade, facilitando o acesso do professor e dos estudantes a obras literárias e promovendo ações de estímulo à leitura literária. A Seduc ainda vai ofertar gibitecas com várias histórias em quadrinho.“Todo o trabalho é para proporcionar mais conhecimento aos estudantes. É prazeroso vermos crianças e adolescentes frequentando os espaços de leitura”, enfantizou bibliotecária, Rosimeire Silva Campos.

Biblioteca Pública de Contagem
A Biblioteca Pública de Contagem Doutor Edson Diniz é referência cultural no município. São mais de 20 mil exemplares no acervo. Neste ano a biblioteca recebeu mais 700 novos livros.

A biblioteca realiza empréstimos de obras literárias. Para ser um sócio é preciso levar uma foto 3×4, documento de identidade e comprovante de endereço. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais.

A Biblioteca Pública Doutor Edson Diniz fica na rua Doutor Cassiano, 120, centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 12/03/2018