Dia da Biblioteca anima estudantes e professores de Nova Contagem

Conhecido por Dia B o evento serviu para agregar conhecimento e interação.

A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, na Regional Vargem das Flores, promoveu evento literário para estimular os seus estudantes na busca pelo conhecimento. Pensando nisso, convidaram a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Nova Contagem, para atividades conjuntas e interativas, no intuito de despertar o gosto e o prazer pela leitura.

A iniciativa partiu das auxiliares de biblioteca escolar, Amanda Castro, Ana Lúcia Clemente e Cilene Ferreira. O projeto ganhou o nome de “Dia B” ou Dia da Biblioteca, que teve como objetivo estimular a reflexão e discussão com os estudantes e educadores sobre a importância e valorização da biblioteca, seu espaço físico e acervo. “Nós conseguimos agregar conhecimento aos alunos e eles passaram a frequentar a biblioteca”, afirma Amanda Castro

As atividades aconteceram em espaços alternados da escola, enfatizando a biblioteca e a importância de frequentá-la. Além disso, quem esteve no local, pôde ver a decoração temática e a exposição dos 303 títulos doados à instituição, em razão da campanha “Solidariedade Literária: Doe Livros. Partilhe Conhecimentos”. Tudo previamente pensado e feito para atrair os estudantes e profissionais da escola.

No primeiro turno, as turmas foram convidadas por um estudante do 6º ano da escola, que se caracterizou de “Menino Maluquinho”, um dos personagens mais conhecidos da literatura infanto-juvenil brasileira, para visitar a biblioteca. Um grupo de estudantes do 9º ano apresentou aos colegas um show de mímica que ressaltava a importância dos livros e leitura. O que permitiu romper com a ideia que a biblioteca seja apenas um local que guarda livros.
A peça teatral “A Bela e a Fera” foi apresentada na quadra da escola para todo o turno da tarde. O espetáculo foi ensaiado durante dois meses pelos estudantes do 4º ano e o resultado foi muito positivo, com direito a reapresentação.

À noite, as turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Funec conheceram o painel grafitado na área externa da biblioteca, além de tirarem fotos com estudantes e ex-estudantes fantasiados de personagens literários mundialmente conhecidos, como Harry Potter e Chapeuzinho Vermelho. O grafite contou com a participação de toda a comunidade escolar.

“A criatividade e participação dos estudantes e de todos os envolvidos no projeto superaram as expectativas. Agora é só aguardar o próximo Dia B”, finalizou Ana Lúcia.

Reportagem: Leonardo Melo