Desenhos de estudantes de Contagem são transformados em personagens

Bonecos serão doados durante evento que será realizado neste sábado em praça da cidade.

Contagem vai ser palco de uma ação inédita na região metropolitana. Nesse sábado (16) será realizado na Praça da Glória, no bairro Eldorado, o Projeto Presença. A ação visa promover a paz por meio da ocupação de espaços públicos, principalmente pelas crianças. Durante a manhã haverá cursos de artesanatos e exposição de trabalhos artísticos dealunos da rede de ensino de Contagem.

A atividade é uma parceria entre a RedSolare, Sesi e Prefeitura Municipal de Contagem. Três Centros Municipais de Educação Infantil de Contagem (Cemei) e outras cinco escolas particulares vão participar do evento.  Cada criança fez o desenho de um boneco e os pais tiveram a missão de utilizar tecidos para confeccionar esses personagens. Os bonecos, que representam a paz, serão doados para as pessoas que estiverem na praça. Foram produzidos aproximadamente 1200 bonecos.”O evento dá visibilidade aos direitos da criança e a necessidade de respeitá-los”, destaca a formadora da Secretaria Municipal de Educação, Lucimara Alves da Silva.

O trabalho de conscientização nas escolas começou há dois meses. Além promover uma reflexão sobre o convívio harmonioso e a utilização segura pelas crianças dos espaços públicos, o projeto incentiva a interação entre filhos e pais. Ação itinerante é realizada há cinco anos. Já passou por oito estados e 16 países.

O evento faz parte das ações de Cidade de Aprendizagem. Ele começa às 9h e vai até às 12h. Clique aqui e veja alguns desenhos que foram transformados em bonecos da paz.

Reportagem: Leonardo Melo
Arte: Renata Coura