Cursos profissionalizantes dão oportunidades a jovens e adultos

Parcerias com governos federal e estadual possibilitam a execução de diversos projetos na cidade.

A Prefeitura de Contagem, por meio da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e das secretarias municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania, promove diversos cursos profissionalizantes na cidade e em alguns ainda há vagas abertas. Os cursos são voltados para alunos do ensino médio e para população em geral.

Na unidade Centec da Funec, por exemplo, ocorre o MedioTec – extensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. O programa é conhecido por expandir e ofertar a formação técnica e profissional em tempo integral para estudantes do ensino médio.

O estudante que participarem do MedioTec terão certificação dupla, pois concluirá o nível médio e também o nível técnico. Para participar, o estudante precisa estar matriculado em escolas que vão até o nível médio. Desde 2013, a Funec tem o Pronatec em sua grade de trabalho e nesse ano não foi diferente na unidade Centec, que ofertou 60 vagas que foram divididas entre os cursos de análises clínicas e farmácia. Esses são os cursos de longa duração que vão de 800 a 1200 horas. O estudante que deseja fazer o curso, passa por uma avaliação e precisa estudar nos contraturnos do horário da tarde.

Para que a escola possa ter os projetos do Pronatec em suas dependências, é necessário que o Governo Federal libere uma verba por hora/aluno para a escola ofertar os cursos técnicos. Para isso, é preciso que a instituição também já tenha a estrutura física e corpo docente apropriado para exercer tal função. Dessa forma, o Centec ofertará cursos para a comunidade, utilizando a verba recebida. “A nossa estrutura consegue atender aos alunos que estão hoje no Centec. Trabalhamos para oferecer o melhor do ensino aos jovens que virão fazer conosco os cursos técnicos”, destaca Leandro Cunha, diretor-geral da educação na Funec.

Cefort

Também serão abertos cursos de curta duração chamados de Formação Inicial e Continuada (FIC). Esses cursos atenderão estudantes e pessoas que não possuem o ensino fundamental completo. Esses cursos têm carga horária entre 160 a 400 horas e vão acontecer no Centro de Formação do Trabalhador de Contagem (Cefort), no bairro Água Branca.

Os cursos ofertados são os de assistente administrativo, fotografia e cuidador de idosos. São 60 vagas disponíveis para cada um deles e as inscrições começarão no início de setembro no Cefort.

Para o secretário municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, todas as iniciativas de ofertas de cursos profissionalizantes fortalece a orientação do governo municipal em levar o melhor do ensino aos estudantes. “Estamos trazendo a Funec de volta as suas origens na oferta de cursos técnicos profissionalizantes, buscando atrair novos investimentos e geração de novos empregos para a nossa cidade. Garantindo o bem-estar para as nossas pessoas e que cada um permaneça na cidade buscando alternativas de trabalho e melhorando a sua qualidade de vida”, afirma Joaquim.

Projeto Trampos em Nova Contagem

A Escola Municipal Ápio Cardoso, em Vargem das Flores, foi agraciada com Projeto Trampos. Criado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), o projeto veio do Programa Juventudes que visa o trabalho de inclusão e redução da vulnerabilidade em Minas Gerais.

Diante disso, foi feito uma licitação e o instituto Yara Tupynambá ganhou para assumir como formador dos cursos ofertados. O programa estabelece como seu objetivo geral contribuir para a emancipação, a autonomia e a inclusão social e produtiva de jovens em situação de risco social.

Na escola Ápio Cardoso tem trabalhado com adolescentes e adultos entre 15 e 29 anos. As turmas já estão cheias, com 132 alunos, e são esperadas mais 24 pessoas para a próxima semana, devido à grande procura.

Os cursos profissionalizantes de confeiteiro, organizador de eventos, desenvolvedor de aplicativos, analista de redes e assistente de produção cultural são ofertados e as aulas variam entre os turnos da manhã e tarde. “Eu acredito que projetos como esses ajudam o jovem a estar engajado no mercado técnico e prepará-lo para o empreendedorismo aqui na comunidade”, destaca Rúbia Souza, aluna de confeitaria.

Os estudantes concluirão o curso em outubro e há probabilidade da continuação do projeto no ano que vem. “Cursos técnicos nas escolas é importante na formação do estudante e também resgatar o empresário, gerar renda e dar oportunidades aos jovens e adultos” finalizou Maria Helena, diretora da Ápio Cardoso.

Comunidade dos Arturos

A comunidade dos Arturos também receberá cursos profissionalizantes administrados pela Funec em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Com a disponibilização de 100 vagas, os cursos serão voltados para o resgate da cultura local como dança, culinária, cabeleireiro e fotografia. Eles estão previstos para começar em outubro.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende