Culto Ecumênico abre a programação da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas

A celebração será das 9h às 11h, na praça da Jabuticaba

União, fé e reflexão. Esses elementos estarão presentes no Culto Ecumênico, evento escolhido para abrir a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas de Contagem, nesta quarta-feira (19). Realizada em praça pública, a celebração pretende inspirar cristãos e pessoas de boa vontade a seguir no caminho da comunhão e da fraternidade.

“Nossa intenção é conclamar e encorajar pessoas e instituições religiosas a se unirem e a refletirem sobre o tema da Semana, visando agregar esforços que nos ajudem a transformar Contagem em um território de prevenção às drogas”, explica a organiza-dora do evento e presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Comadc), Soraya Romina.

O Culto Ecumênico contará com momentos de acolhida, mensagens, testemunho e gratidão, promovendo aproximação e diálogo entre diversos credos, em uma mesma celebração. A celebração será das 9h às 11h, na praça da Jabuticaba (avenida Prefeito Gil Diniz, Centro).

Segundo Romina, há vários estudos que comprovam a questão da espiritualidade co-mo um forte fator de prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas. Ela acredita que a espiritualidade pode contribuir, em larga medida, com as ações de promoção da saúde e salienta que “a fé é parte da solução das dificuldades decorrentes da dependência química e nunca um problema”.

Programação

Além do Culto, a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e Outras Drogas de Contagem prevê uma série de atividades até o dia 26 de junho, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas.

Entre as atividades haverá mobilizações em espaços públicos, formatura dos alunos do Curso de Extensão “A dependência química no contexto familiar” e lançamento do Plano Intersetorial de Políticas sobre Álcool e outras Drogas.

Para conferir a programação, CLIQUE AQUI.

Promovida pela Prefeitura de Contagem, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc), a Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e Outras Drogas trabalhará a temática: “Contagem a favor da vida”.

O objetivo, segundo a presidente do Comadc, é dar visibilidade à questão e sensibilizar a sociedade em torno dos fatores de proteção ao uso/abuso de álcool e drogas, especialmente junto às crianças e jovens. “Existem fatores que colaboram para que o indivíduo tenha condições de se proteger e de fazer suas escolhas de forma responsável, garantindo uma vida saudável para si, seus familiares e a comunidade. Precisamos refletir sobre isso e agir, em articulação com a sociedade, para que eles sejam efetiva-dos”, alerta Soraya Romina.

Segundo ela, os fatores de proteção são, dentre outros: o desenvolvimento de habilidades sociais e o espírito de cooperação; o estabelecimento de vínculos saudáveis com pessoas, famílias e demais instituições; o desenvolvimento da autonomia e da autoestima; o acompanhamento e o cuidado por parte de familiares; o fortalecimento dos laços afetivos e o respeito mútuo; o respeito às leis e às normas sociais; as oportunidades de trabalho, de lazer e convivência comunitária; a boa inserção e adaptação no ambiente escolar; o desenvolvimento de habilidades e talentos pessoais e a construção de um projeto de vida.

“Esse conjunto de habilidades sociais e estratégias, desenvolvidas junto às nossas crianças, adolescentes e jovens, podem contribuir para evitar ou retardar o contato deles com o uso/abuso de álcool e outras drogas”, ressalta.

Reportagem: Carol Cunha
Arte: Renata Coura