Cuidadores se preparam para o início do ano letivo

Grupo aprende de maneira teórica e prática as formas de auxiliar no aprendizado de deficientes auditivos

O período é de férias para os estudantes, já para os cuidadores, janeiro é sinônimo de aprendizagem. Setenta e oito profissionais, responsáveis por auxiliar os alunos com deficiência auditiva da rede, passam por cursos de capacitação. Durante a semana eles participaram de palestras. A ação foi realizada pelo Departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com a Associação dos Surdos de Contagem (ASC).

O módulo propôs aprofundar a discussão sobre a inclusão escolar nas esferas da sociedade. Os cuidadores também receberam dicas de como desempenhar as funções dentro e fora da sala de aula e ainda puderam conhecer as diversas necessidades dos estudantes de inclusão. “Os cuidadores são comprometidos com a causa e esse interesse é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho”, destacou a intérprete de LIBRAS, Bianca dos Santos Souza.

Um dos palestrantes,  o coordenador de Políticas para a Pessoa com Deficiência de Contagem, Marcelo Lino, abordou que o cuidador deve observar as habilidades e capacidade de aprendizagem dos estudantes. “É importante descobrirmos o potencial de cada um. Devemos trabalhar com a linha de humanização”, enfatizou Marcelo.

O cilo de palestras termina nesta sexta-feira (26). Além da teoria, os cuidadores absorvem conteúdos práticos. Aulas de primeiros socorros e LIBRAS estão inseridas na programação. “É fundamental termos esses cursos para conhecermos novas técnicas e também aprimorarmos as nossas habilidades”, finalizou a cuidadora, Maria Helena Martins Silva.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo
Publicação: 25/01/2018