Cuidadores de crianças com deficiência recebem capacitação no CER IV

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na última semana, no auditório do CER IV, o curso de Capacitação para Cuidadores de Crianças com Deficiência. O evento abordou as quatro áreas da deficiência (auditiva, física, visual e intelectual).

De acordo com a superintendente de Projetos Especiais e Parcerias da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Ludmilla Skrepchuk, a capacitação é fundamental para os cuidadores, pois são eles que lidam diariamente com o manejo dos estudantes com deficiências.“A formação que está sendo oferecida no CER IV apresenta um arcabouço de informações e dicas para os cuidadores a fim de que possam melhorar a qualidade do atendimento dos estudantes nas escolas”, avalia.

Ainda, segundo Ludmilla, a capacitação contribui para a formação profissional porque, no processo de educação escolar, o pedagógico e o clínico não se dissociam. “ Para que o aluno com deficiência tenha uma boa socialização no ambiente escolar e também participe das aprendizagens, é importante que ele esteja medicado e frequente terapias. Enfim, esteja em um processo de reabilitação constante para que possa ter um bom desenvolvimento na escola”, destacou.

Durante a capacitação, a fisioterapeuta, Aline de Oliveira, discorreu sobre conceito, causas, tipos, principais doenças e como lidar com as pessoas com deficiência física. “É mais uma conversa para sabermos quais são as dificuldades e os desafios, quais os manejos e como os cuidadores podem ajudar as crianças”. Para a cuidadora, Tamara Oliveira, o curso foi instrutivo. “Aprendi muitas coisas importantes e tirei muitas dúvidas. Agora, que entendo mais das crianças com deficiências, vou poder ajudá-las com mais precisão”, explicou.

O curso ocorreu entre os dias 22 e 25/7. Foram capacitados cerca de cem profissionais, divididos em quatro turmas. A capacitação foi promovida para cuidadores que acompanham os estudantes com deficiência nas escolas municipais e nas unidades de educação infantil (Umeis).

Reportagem: Lorena Campos sob supervisão de Lucas Santos
Foto: Lucas Santos