Crianças fazem apresentações culturais em Nova Contagem

O foco é despertar o patriotismo e a preservação da identidade local nos moradores

Os estudantes do Cemei Nova Contagem deixaram a sala de aula e percorreram as ruas do bairro levando cultura e diversão aos moradores. A ação teve o objetivo de apresentar à comunidade elementos de preservação da identidade regional.

Ao som da fanfarra, as crianças cantaram o Hino de Contagem. Elas ainda apresentaram patrimônios culturais da cidade, como a abóbora, a jabuticaba e as torres do Itaú. Nas ruas, muita gente parou para apreciar a apresentação das crianças. As portas dos comércios ficaram lotadas.

A caminhada foi acompanhada pelos pais e educadores. Cerca de 100 crianças, de 4 e 5 anos, participaram da atividade cultural. “Queremos que as crianças aprendam desde cedo a valorizar nossa essência. Conhecer nossas raízes é formar uma identidade forte”, destacou a diretora Adélia Prates.

A atividade foi encerrada no pátio da escola, com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos de Contagem e Nacional. O momento cívico faz parte do calendário escolar. Toda sexta-feira, antes de irem para a sala, os estudantes participam do ato. “Com essa ação frequente, a gente percebe que as crianças já aprenderam a identificar os momentos em que precisam ter disciplina e a importância do respeito ao nosso país e cidade”, finalizou a diretora.

Reportagem: Júlio César Santos
Foto: Divulgação