Contagem terá volta às aulas presenciais a partir de agosto

Em reunião realizada nesta terça-feira (29/6) a pedido da Defensoria Pública de Contagem, as secretarias de Saúde e Educação debateram diretrizes para o retorno presencial das atividades escolares, marcado para o início de agosto.

Inicialmente a volta às aulas presenciais será com estudantes da Educação Infantil, de forma híbrida, gradual e facultativa às famílias. Além disso, a Prefeitura publicou na segunda-feira (28/6), no Diário Oficial de Contagem, o protocolo sanitário de orientação para o retorno de atividades presenciais de escolas públicas e privadas no município, com orientações e mecanismos necessários às unidades escolares.

A prefeita Marília Campos apontou ao defensor público da Infância e Juventude de Contagem, Marcos Lourenço Capanema de Almeida, as tratativas em andamento para o retorno das aulas presenciais.

Desde o início deste ano, a Prefeitura realizou investimentos da ordem de R$ 12 milhões para ampliar as oportunidades do ensino remoto para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Foram ofertados cursos de formação e orientações pedagógicas aos educadores; ampliação do sinal de internet; fornecimento de computadores às escolas e aos professores; além de chips de celulares, com pacotes de dados, aos docentes.

Ainda, na reunião, foram apresentados dados relativos à classificação epidemiológica da cidade, importantes para considerar o momento adequado ao retorno presencial. Contagem monitora todos os indicadores sanitários da pandemia e também priorizou a vacinação dos trabalhadores da educação para o retorno das aulas presenciais com segurança. Deste grupo, 8.035 pessoas já estão imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Também foi apresentado um planejamento para que, até meados de julho, sejam definidos o projeto pedagógico para o ensino híbrido e o calendário de volta às aulas.

Marília Campos destacou que o município de Contagem tem se empenhado, por meio do diálogo e participação de todos os setores envolvidos, para garantir o retorno das aulas presenciais oferecendo segurança para alunos e profissionais da educação.

Repórter Fernando Dutra